TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar

Ensaio: Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Ensaio  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

A contabilidade é um sistema de análise econômica que realiza demonstrações financeiras sobre a produtividade de uma organização.

Seus usuários são:

Pessoas físicas e jurídicas

Acionistas

Credores em geral

Integrantes do mercado de capitais

Informação de natureza econômica: Demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.

Informação de natureza física: quantidade de produto e serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc.

Informação de natureza de produtividade: (Financeiros e físicos) como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

Objetivo principal da contabilidade: permitir a avaliação dos seus usuários sobre a situação financeira e econômica da organização e vislumbrar tendências futuras da mesma.

Passo 3

Entrevista realizada com Dionísio Kalvon – Advogado Tributarista, com escritório de Advocacia de Empresas e contabilidade rudimentar.

1) Qual a importância da contabilidade na gestão de sua empresa?

A principal é dar segurança ao empresário no prosseguimento dos seus negócios, e, porque reflete o estado econômico da empresa, permite tanto programar investimentos, como rever gastos.

2) Como o balanço patrimonial te ajuda a encontrar novas oportunidades para sua empresa?

As novas oportunidades dependem sempre de investimentos, ainda que pequenos. No confronto do balanço atual com os anteriores, tenho condições de estimar a evolução das disponibilidades para tais investimentos.

3) Como a integração dos departamentos ajudam no fluxo de caixa?

Um fluxo de caixa saudável depende da perfeita combinação das entradas e saídas de dinheiro. A integração das vendas com a produção viabiliza o ingresso de receitas; mas, a produção depende de compras que implicam em desembolso de dinheiro que devem ser programados de acordo com as receitas. A contratação e a dispensa de pessoal, refletem no aumento ou diminuição da produção, podem implicar no aumento ou redução de custos. Por aí se vê a necessidade de integração dos Departamentos, de Vendas com o de Produção, deste com o de Compras, de Compras com o Financeiro, de todos o de Recursos Humanos e assim por diante.

4) Quais tipos de impostos você paga mensalmente? E anualmente?

Como prestadora de serviços, nossa empresa paga:

Mensalmente: PIS e COFINS, calcula dos sobre a receita bruta.

Trimestralmente: IRPJ e Contribuição Social sobre o Lucro, calculados com base no lucro presumido. (O lucro da empresa, para fins de pagamentos desses tributos, é presumido, considerando-se, hipoteticamente, um percentual da receita bruta como lucro tributável.)

Anualmente, o Imposto sobre Serviços Qualquer Natureza (ISSQN) (pagamentos em conta única, porque calculado sobre o número de profissionais constantes do quadro societário).

5) Qual seu faturamento anual?

É muito variável, dependendo da conclusão de processos. Para 2013, não deve ser superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

6) Quais as técnicas de alavancagem que sua empresa utiliza através de consultas as demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis nos permitem programar investimentos em equipamentos e recursos humanos para aprimoramento dos serviços prestados.

Semelhanças entre vida financeira particular e a de uma empresa

Existem várias semelhanças entre a vida financeira pessoal e a de uma empresa, começando pelo fluxo de caixa, visto que necessitamos ter o controle entre nossos ganhos e gastos para mantermos o lucro.

Nós, enquanto pessoas físicas, temos que controlar nossa renda, ou seja, controlar nosso salário de acordo com as nossas despesas mensais. As empresas também tem que controlar o seu capital e os valores recebidos dos clientes, de acordo com as suas despesas com fornecedores e obrigações fiscais.

Em geral tanto a Pessoa Física quanto a Pessoa Jurídica tem despesas semelhantes com energia elétrica, água, internet e telefone.

Nossos gastos mais essenciais são roupas, calçados e compra de alimentos, enquanto as empresas tem como gasto essencial a compra de matéria-prima e pagamento de funcionários.

Toda empresa precisa fazer investimentos, assim como nós investimos em imóvel, aplicações financeiras, estudo acadêmico e outros investimentos que nos trará lucro no futuro.

Assim como nós, as empresas também possuem obrigações fiscais como receitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com