TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADVOGADO TRIBUTARISTA, UM GRANDE COMPANHEIRO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE SUA EMPRESA.

Por:   •  23/4/2019  •  Artigo  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

ADVOGADO        TRIBUTARISTA,        UM        GRANDE        COMPANHEIRO        PARA        A CONSOLIDAÇÃO DE SUA EMPRESA.

Fala galera, tudo bem? Espero que sim. Hoje resolvi tirar um tempo do meu dia para passar a vocês algumas conclusões que tirei ao observar o andamento empresarial, que é sem sombra de duvidas uma profissão destinada aos corajosos, digamos assim.

O fato é que num país emergente e com uma economia muito volátil a dificuldade de consolidar um bom empreendimento é claramente uma tarefa bem trabalhosa, e quando o empresário decide entrar neste mundo sem um  planejamento prévio, a probabilidade de seu negócio ir por água abaixo é aterrorizante.

Como forma de demonstrar isso de uma maneira mais clara, fui pesquisar como é a sobrevivência das empresas brasileiras, e tive um resultando um pouco assustador para o que esperava, já que o jornalismo econômico trouxe as seguintes manchetes:

“Maioria        das        empresas        fecha        as        portas        após        cinco        anos” (https://www.valor.com.br/brasil/5144808/maioria-das-empresas-fecha-portas-apos- cinco-anos-diz-ibge)

“Um        terço        dos        negócios        no        Brasil        fecha        em        dois        anos” (https://exame.abril.com.br/pme/um-terco-dos-negocios-no-brasil-fecha-em-dois- anos/)

IBGE“


“Por dois anos seguidos, Brasil fecha mais empresas do que abre, aponta

(https://g1.globo.com/economia/noticia/por-dois-anos-seguidos-brasil-fecha-

mais-empresas-do-que-abre-aponta-ibge.ghtml)


Após ler essas manchetes, quis muito saber o motivo da tamanha taxa de mortalidade de empresas no Brasil, e descobri que dentre o conjunto de coisas que fazem as empresas fecharem suas portas está a nossa carga tributária, como demonstra essa pesquisa efetuada pela SEBRAE, ouvindo dos empresários qual seria a solução para concretizar uma empresa no atual cenário econômico.

[pic 1]

(Sobrevivência das Empresas no Brasil. Sebrae, 2016.)

Diante disso, já que a tributação é um problema (acima até mesmo da falta de clientela) para as nossas startups, vi a necessidade de escrever como um advogado tributarista pode ser um grande companheiro para a consolidação de sua empresa.

Veio a minha cabeça neste momento o velho ditado que diz: “É melhor prevenir, do que remediar” e é exatamente isso que quero passar pra vocês. Um bom empresário está de corpo e alma atrelada ao seu negócio, se preocupa de forma integral para o bom andamento de sua empresa, e como citei no inicio deste texto, ser empresário é uma atividade para os corajosos, já que é uma tarefa bem trabalhosa.


Neste momento surge a figura do advogado tributarista, visto que, os assuntos tributários são bem específicos e tomam muita energia de quem está lidando com a tributação, e mais, é necessário ter extrema técnica para lidar com estes assuntos, o que torna imprescindível a figura de um assessor jurídico de confiança para cuidar desta parte de sua empresa.

O advogado tributarista irá realizar diversas tarefas para potencializar o crescimento do seu empreendimento, dentre eles o planejamento tributário, com a finalidade de evitar a sonegação fiscal (que poderá trazer diversos transtornos para a empresa como auditorias e fiscalizações constantes, pagamentos de multas e juros pesados e até prisões ou interdições), bem como, evitar o pagamento a mais de certos tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com