TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrituração contábil

Por:   •  4/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A escrituração contábil é aquela na qual,cuida especificamente dos lançamentos e dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações cujo os princípios se confundem como regras pois sua observância é obrigatória fazendo com que haja punições a quem deixe de aplicá-los.

     Podemos ressaltar também que a escrituração contábil é a primeira e a mais importante das técnicas contábeis, pois somente a parti dela é que se desenvolve as demais demonstrações e sua principal função é fornecer as pessoas interessadas informações sobre os patrimônios de uma empresa,para fornecer essas informações devem ser utilizados os livros contábeis nos quais devem seguir os critérios intrínsecos e extrínsecos,de acordo com a legislação.Os principais livros utilizados obrigatória-mente são os livros diários e os livros razões,pois de acordo com a resolução do conselho federal de contabilidade devem ser registrados devido eles serem um registro permanente da empresa.Podemos observar também que na escrituração de livros contábeis são divididas em dois tipos de formalidade:

Formalidades extrínsecas: É o tipo de formalidade na qual ,é responsável por apresentar a aparência dos livros ou seja,é ela que faz com que os livros sejam encadernados e que tenham suas folhas numeradas tipograficamente.

Formalidades intrínsecas: É o tipo de formalidade responsável pela escrituração dos livros ou seja,é ela que verifica se o livro não apresenta nem uma advertência no seu conteúdo.

    Podemos dividir a escrituração contábil em diversos livros contábeis como     observamos abaixo: 

Livro Razão:

O livro razão é aquele no qual é utilizado para registrar as operações contabilizadas, e ele é o tipo de livro que não necessita de registro pois serve apenas para fornecer informações individual das contas, possibilitando saber a qualquer momento o saldo de cada uma delas.

Livro diário:

O livro diário é aquele no qual registra todas as operações que envolvam os patrimônios, ao contrário do livro razão é obrigatoriamente necessário o seu registro ao órgão no qual a empresa é registrada, pois caso ele não seja registrado dentro do prazo previsto na legislação a empresa sofrerá uma multa prevista no imposto de renda. E o livro diário tem que seguir normas para seu registro como conter o termo de abertura e encerramento, ter suas folhas numeradas sequencialmente e o livro tem que conter principalmente as operações da atividade para que um dia possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.    

Livros fiscais:

São livros exigidos pela legislação fiscal, pois é através deles que é registrado as operações fiscais e esses livros não necessitam de registro eles servem apenas para conservar informações em caso de divergências. Estes livros são divididos em:

  • Inventário
  • Apuração de lucro real
  • Razão auxiliar
  • Registro de entrada de mercadorias
  • Registro de saída de mercadorias
  • Registro de controle de produção e estoque
  • Registro de impressão de documentos fiscais
  • Registro de apuração do ICMS
  • Registro de apuração de IPI
  • Registro de apuração de ISS, etc.

 

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com