TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica nos negocios

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Este trabalho tem o objetivo de abordar a conduta do profissional contábil os principais motivos que podem levar ao fim da ética e a moral da profis-são, o contador deve estar preparado e muito ciente pois em todas as suas decisões nos seus atos deve agir dentro da ética da profissão com responsabilidade, honesti-dade e respeito suas informações devem conter transparência e confiabilidade. Também ira nos mostrar sobre penalidades que o profissional poderá sofrer perante fraudes como no caso da Schincariol, o comportamento organizacional dessa em-presa que passou por forte crise em meio tantas investigações e acusações.

Um grande exemplo de falta de ética foi a Schincariol acusada de sonegação de impostos aproximadamente R$ 1 bilhão, nesse caso as fraudes con-tábeis acusam a responsabilidade do contador.

Através do mesmo caso da Schincariol foi analisada a situação econômica antes e depois das descobertas das fraudes, os representantes dessa empresa agiram fora da lei foram antiéticos, de forma imoral contra os princí-pios da sociedade, por sorte conseguiram reconstruir a marca e voltar ao auge, cor-reram um grande risco de perder tudo o tinham por ganância, apesar de tudo con-seguiram dar a volta por cima e hoje ainda continuam sendo uma grande marca e muito prestigiada como vera através desse trabalho.

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

No case O caso Schincariol, o contador infringiu alguns deveres e obrigações dentre eles o de exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, ele não comunicou ao empregador sobre o que poderia acon-tecer e no código de ética tem comunicar ao cliente ou empregador em documento reservado eventual circunstâncias adversas que possam influenciar nas decisões daqueles que lhes formularem consultas ou lhe confiar trabalho, se ele sabia que estava acontecendo tantas fraudes e não renunciou no código este bem claro mani-festar, a qualquer tempo a existência de impedimentos para o exercício da profissão, tem também algumas obrigações que este contador não cumpriu como assumir ser-viços que cause prejuízo moral e desprestigio para a classe, o de aconselhar o cli-ente ou empregador contra disposições expressas em lei ou contra os princípios da contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade também o de exercer ou ligar o seu nome em empreendimentos com finalidade fictícia acredito que nesse caso o contador se prejudicou muito, pois não agiu dentro da ética profissional na qual o foi agregada.

2.1 O COMPORTAMENTO DO CONTADOR

Hoje, com o Novo Código Civil, mito se tem falado sobre o código de ética da profissão contábil, deixando claras as situações praticas e suas responsabi-lidades. Os contadores têm como obrigação prestar contas aos sócios de seus traba-lhos, apresentando inventário, balanço patrimonial e o resultado.

O profissional contábil deve conhecer suas responsabilidades soci-ais, seu código de ética, atividades nas quais esta sujeita a passar quando começar a exercer os seus trabalhos. Precisa respeitar os princípios da moral, em relação a sua conduta, documentos e prazos, inclusive a transparência profissional.Todos os documentos assinados pelo contador o torna vinculado ao fato, assume a respon-sabilidade técnica, se a sua conduta for irregular ou ilegal poderá responder tanto no campo civil quanto penal. No caso da Schincariol o contador sofrera as conse-quências, pois era ele que assinava todos os documentos contábeis da empresa, agiu fora da ética profissional alem de cometer vários crimes como a sonegação de impostos, seu comportamento fora da ética faz com que ele perca o direito se exer-cer a sua profissão.

2.1.1 Penalidades Do Contador

O contador da Schincariol sofrera algumas penalidades por não ter comprido com seus deveres do código de ética de sua profissão, se acordo com o que ele praticou, serão realizadas algumas analises para chegar a sua penalidade como, a ausência de punição ética anterior, existem duas formas de penalidades as atenuantes e as agravantes, que nesse caso foi agravante, pois ele cometeu um ato que denigra publicamente a imagem do Profissional Contábil, o julgamento das questões relacionadas a transgressões de preceitos do Código de ética incumbe aos Conselhos Regionais de Contabilidade, quando se trata de denúncia, o Conse-lho Regional de contabilidade comunicará ao denunciante a instauração do pro-cesso ate trinta dias depois de esgotado o prazo de defesa nesse caso na Schinca-riol foi denuncia também. No desejo de aumentar os seus lucros empresas induzem o seus contadores a agirem de má fé, e como existe muita concorrência profissional o contador fica pressionado em aceitar a proposta do cliente ou cumprir com o Códi-go de ética ser fiel e com a moralidade, mas as normas existem para serem cumpri-das e os profissionais que não exercerem corretamente sofrerá as suas consequên-cias.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional são todas as nossas atitudes, é um ramo da psicologia que estuda o individuo na organização, o ambiente organi-zacional é complexo, pois devemos analisar três fatores: o individuo, o grupo e a or-ganização.

Os grupos são pessoas que se juntam com objetivos definidos ou não, defendendo suas causas, criando projetos, ações sociais e outros um grupo eficaz quando satisfaz três critérios como a produção superando os padrões de qua-lidade e quantidade, satisfação dos membros e capacidade de cooperação.

Equipe é um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses próprios.

Os indivíduos são muito diferentes um dos outros, tornando-os se-res únicos, estas diferenças podem ser físicas, psicológicas ou emocionas, tudo de-pende da sua personalidade que é o que diferencia um individuo do outro.

O comportamento depende dos fatores do iceberg comportamental divididos em: Necessidades, Emoções e Desejos, Expectativas e Percepção a mais importante.

3.1 ANÁLISES COMPORTAMENTAIS DA EMPRESA

No Case estudado os indivíduos ou o grupo em si tentou solucionar um problema financeiro, mas acabou gerando um ainda maior. As empresas de hoje em dia estão em constantes mudanças o que acaba alterando as atitudes das pes-soas principalmente quando envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com