TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica nos negocios

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de divulgar os fatos ocorridos com o escândalo da Schincariol, no tocante a responsabilidade do contador e sobre a ética profissional contábil, que deveria funcionar foi esquecido.

Ser ético significa agir com consciência e transparência na atividade profissional, levando em conta as responsabilidade do cargo de contador.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA NOS NEGÓCIOS

O código de Ética Profissional

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. O código de ética pode ser entendido como uma relação prática de comportemento que se espera de um profissional.

Art.2º - São deveres do Profissional da Contabilidade.

V – interar-se de todos as circunstâncias, antes opinião sobre qualquer caso;

O contador quando da descoberta dos fatos, relatados na investigação, isto considerando que o mesmo fosse alheio a situação da sonegação que a empresa vinha sendo investigada.

IV – renunciar as funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre o motivo da renúncia;

Diante dos fatos relatados na investigação o contador deveria se afastar dos suas funções dentro da empresa, para que a investigação viesse a ser mais transparente, e não assumir a culpa pela sonegação e o esquema de fraudes.

XII – auxiliar a fiscalização do exercício profissional;

Faltou um pouco de cooperação do contador no que diz respeito as informações da investigação, que a policia e a Receita vinham fazendo.

Do comportamento:

O comportamento do contador e a empresa foram inteiramente conivente com as práticas da fraude, pois todo profissional, tem o conhecimento do que é certo ou errado e conhece as responsabilidade da falta da ética. O contador deve conhecer as responsabilidades e a ética profissional.

As penalidades:

A atividade contábil não pode exercida por maus profissionais credenciado junto aos órgãos competentes como é o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A profissão é regida por um código de ética profissional, que dentre as suas punições pode-se descrever o Art.12, que trata das punições :

I – advertência pública;

II – censura reservada;

No campo jurídico dependendo dos fatos pode ser passivo de processo civil, multas e cadeia.

2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento age no desempenho dessas empresas.

No caso Schincariol, levando em conta o envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com