TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA GERADO PELO MÉTODO DA MÁ GESTÃO

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

        

PROBLEMA:  FLUXO DE CAIXA GERADO PELO MÉTODO DA MÁ GESTÃO

 Um dos grandes problemas da PRG foram os relatórios financeiros e projeções diferentes da realidade que acontecia na empresa.

A rotatividade negativa do fluxo de caixa pode ser um grande problema para a empresa, deve haver um equilíbrio entre entradas e saídas para não comprometer o caixa da empresa, por mais que esteja obtendo lucros altos, por mais que tenha uma carteira sólida de clientes à má administração do caixa pode causar o mal funcionamento da empresa.

O caso da PRG aponta sérios problemas que atingem diretamente o fluxo de caixa da empresa, prazos de recebimentos de longos prazos, pagamentos de curtos prazos, gastos exagerados da cúpula da empresa, uma movimentação no pessoal da empresa desnecessária, exageros compulsivos em uma rotina viciosa como os gastos em salas luxuosas para reuniões de sócios. Todas essas atitudes comuns no dia a dia da empresa provoca um grande impacto no caixa e consequentemente em todo o fluxo de caixa afetando a saúde financeira da mesma.

Quando o CEO entrou na empresa já imaginava que haveria grandes dificuldades pela frente, porém não imaginava o quanto endividada ela estaria e como o custo dela poderia estar alto demais, ele só percebeu ao analisar os relatórios. O tesoureiro emitiu novamente relatórios com valores reais e sua justificativa foi que havia inserido déficits em alguns meses. Com isso se criava uma total expectativa diferente do acontecido, os bancos por mais generosos que eram em relação ao relacionamento com a empresa ficaram surpresos om os números vistos com o novo relatório.

MC Curry estava bem preocupado porque apesar da vasta experiência em recuperações de empresa, sabia que o trabalho para melhorar os índices seria um trabalho bastante árduo. Não poderia contratar auditores, pois sabia que reduziria suas receitas, no momento sua preocupação era reduzir os custos. Seu grande passo foi fazer uma grande convocação e informar que sua meta era reduzir seu custo em R$ 45 milhões, todos na empresa ficaram perplexos com tamanha determinação e uns achavam até que seria impossível, mas deveria tentar.

A primeira decisão foi ajustar seu fluxo de caixa, no momento o prazo de pagamento era de 30 dias e suas vendas em aberto eram de quase 60 dias, o termo de crédito era de 30 dias, e nesse prazo seus clientes já haviam recebido seus produtos. O foco era diminuir este prazo e entrar em contato com os clientes para que os mesmos honrassem com seus pagamentos em tempo hábil.

SOLUÇÃO PROVÁVEL

Possíveis mecanismos para reduzir os custos e dar positividade ao caixa da empresa dependerão de atitudes firmes como reorganizar toda a parte financeira, colocando pessoas competentes nas áreas específicas, recebendo salários de acordo com suas qualificações, com isso, fazer apurações de todas as entradas e saídas para se chegar em um número correto para então montar o fluxo de caixa.

Incluindo-se as tomadas de decisões formulando um novo parâmetro não vicioso na rotatividade do giro de caixa, atitudes como negociação de juros, taxas e buscas de saídas alternativas como um acordo para aumentar o prazo de pagamento, dar como garantia aos bancos em ralação aos empréstimos concedidos as duplicatas a receber de clientes pontuais  é uma forma de negociar e desafogar o à pagar. Promover descontos aos clientes que pagarem antes das datas previstas, transportar o prazo de recebimento para um prazo menor não muito distante de o a pagar deixando sempre o recebimento a frente dará uma injeção positiva no caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com