TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DEFINIÇÕES

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

 DEFINIÇÕES

ADMINISTRAÇÃO é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

Ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO

Planejar, organizar, selecionar, recrutar, coordenar, motivar, liderar e controlar; obter resultados eficazes através de pessoas por meio do processo de delegação.

ADMINISTRAR: Criação e manutenção de um ambiente interno numa empresa onde nos indivíduos, trabalhando juntos em grupo, possam atuar eficiente e eficazmente para atingir metas e objetivos grupais.

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Sistema que o empresário aceita gerir o negócio com a participação de seus colaboradores, incentivando críticas, ouvindo sugestões, delegando responsabilidades, despertando a criatividade e divulgando informações.

AMBIENTE INTERNO

São os fatores internos de uma organização e que constituem seus recursos: fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos. A organização utiliza esses recursos para que seu processo seja realizado e seus objetivos atingidos.

AMBIENTE EXTERNO

São os fatores externos que influenciam a organização. Ex: fornecedores, instituições bancárias, concorrentes, fatores econômicos, políticos, sociais e tecnológicos. As organizações trocam recursos com o ambiente externo e mantêm assim uma interdependência.

ATIVIDADES TÉCNICAS

São as atividades que mantêm um relacionamento direto com o objetivo principal da empresa, ou seja, para que motivo a organização foi criada.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS/GERENCIAIS

Atividade que visa dar suporte organizacional e  controle à operação da empresa.

BENEFÍCIOS

Remuneração indireta usada pelas empresas para tornar-se mais atraentes no mercado de trabalho. Os mais comuns são: vales-refeição, cestas básicas, plano de saúde. O vale-transporte é obrigatório.

CLIENTES FINAIS OU EXTERNOS

Pessoas que compram os produtos ou utilizam os serviços oferecidos pela organização.

CLIENTES INTERNOS

São os funcionários, colaboradores da empresa.

CULTURA ORGANIZACIONAL

A soma dos valores, costumes, tradições e missões que fazem com que uma organização seja singular, muitas vezes chamada de caráter de uma organização.

DIFERENCIAL COMPETITIVO

Recurso utilizado pela empresa para diferenciar seus produtos/serviços dos oferecidos pela concorrência.

EFICIÊNCIA

A melhor utilização possível dos recursos disponíveis para certa atividade. A relação entre o total de recursos ou esforço empregado em uma atividade e o resultado obtido. Ênfase nos meios, fazer corretamente as coisas, resolver problemas, cumprir as tarefas e obrigações. (Ex. jogar futebol com arte).

Eficiência: fazer bem feito, no sentido mais amplo, aquilo que está sendo feito, isto é, fazer aquilo que está sendo feito da maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com