TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE CÁLCULO ATUARIAL PRÉ-TESTE

Por:   •  8/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DE CÁLCULO ATUARIAL /PRÉ-TESTE

A finalidade deste pré-teste é fazer um diagnóstico quanto aos conhecimentos prévios que você já tem sobre os assuntos que serão desenvolvidos nesta disciplina. Portanto, não fique preocupado (a) com a nota, pois esta atividade não será pontuada.

1-Você já ouviu falar na Ciência Atuarial? Conhece cálculo atuarial?

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária nome pela qual também é conhecida remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

O cálculo atuarial é realizado sempre no inicio de cada exercício, ele é obrigatório e será realizado por um profissional que se chama atuário. Este profissional irá pesquisar e avaliar diversas variáveis, tais como: valor dos benefícios atuais e dos que serão concedidos, idades dos beneficiários, índice médio de evolução salarial, tábua de sobrevivência e outros. Portanto, são os cálculos atuariais que determinam quanto deve ser as contribuições dos órgãos e dos servidores para garantir o pagamento dos benefícios contidos na Lei.

  1. Sabe como a contabilidade se utiliza de um cálculo atuarial? Justifique.

  1. Qual o reflexo do cálculo atuarial no patrimônio de uma entidade?
  1. O que é Risco?

No contexto Atuarial, o Risco é considerado como uma probabilidade de ocorrência de um determinado evento que gere prejuízo econômico. Deste modo, é importante diferenciar risco de probabilidade, sendo a probabilidade parte do risco, que para ser assim classificado precisa, basicamente, ser causador de uma perda econômica reparável.

 5. Você sabe o que é tábua de mortalidade?

Tábua de Mortalidade, também chamada de Tábua de Vida ou Tábua Atuarial, é uma tabela utilizada principalmente no cálculo atuarial, em planos de previdência e seguros de vida, tanto no setor público quanto no setor privado, para calcular as probabilidades de vida e morte de uma população, em função da idade. As tábuas de mortalidade caracterizam-se por ser um modelo tabular da análise demográfica, que permite traçar políticas públicas e estudos demográficos. As tábuas são criadas a partir de dados provenientes de Censos Populacionais, entidades oficiais do país a que se referem, levantamentos sobre apólices de seguros de vida, experiência de fundos de pensão, registro civil, livros de batismo e enterro e reflete a população num determinado período de tempo. Ela apresenta a probabilidade de morte e sobrevida de um determinado número de indivíduos em certas idades, entre outros dados que variam conforme a tábua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com