TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  11/3/2018  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

FUNÇÃO FINANCEIRA NAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise da importância da função financeira nas empresas, conceito, as principais funções de uma gestão financeira e identifica as ferramentas para auxiliar no trabalho do gestor financeiro.

Palavras - chave: Administração; Gestão; Finanças; Função Financeira.

SUMÁRIO. 1. A Administração Financeira nas Empresas 2. O Administrador Financeiro Moderno 3. Funções Financeiras nas Empresas 4. Objetivos das Funções Financeiras nas Empresas 5. Conclusão 6. Referências Bibliográficas.

1. A Administração Financeira nas Empresas.

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Trata-se de um ramo privativo à Administração. É o gestor de finanças quem dirige e administra as finanças de uma empresa (OLIVEIRA, 2005).

A Administração Financeira enquanto ciência pode ser subdividida em três grandes segmentos: Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e Finanças Pessoais.

As Finanças Corporativas estuda os processos e tomadas de decisão nas empresas. O Mercado Financeiro debruça-se sobre os comportamentos dos mercados, seus diferentes títulos e valores mobiliários negociados, bem como as instituições que atuam nesse segmento. As Finanças Pessoais estuda os financiamentos e investimentos da pessoa física e suas relações com o Mercado Financeiro.

A Função Financeira tem sua ênfase no fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer as obrigações e adquirir novos ativos a fim de atingir as metas da empresa.

2. O Administrador Financeiro Moderno.

O Administrador Financeiro Moderno deve ter uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externas.

O Administrador Financeiro deve ter a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuras.

Administrar é, em última análise, decidir. Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomar decisões acertadas. A continuidade (sobrevivência) de uma empresa é diretamente dependente da qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Daí a importância de se combater o amadorismo na gestão financeira, contratando administradores financeiros profissionais, atualizados e especializados para melhorar a qualidade das decisões financeiras e garantir a continuidade da organização e geração de riqueza.

3. Funções Financeiras nas Empresas.

As Funções Financeiras nas empresas são as seguintes:

a) Planejamento Financeiro: que busca evidenciar a necessidade de crescimento da organização; identificar problemas e desafios futuros; selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa; estabelecer rentabilidade mínima dos ativos;

b) Controle Financeiro: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa; analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado; definir medidas corretivas básicas; implementar medidas corretivas; verificação da eficácia;

c) Administração de Ativos: estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos; acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro e etc);

d) Administração de Passivos: gerenciar estrutura de capital (financiamentos) da organização; garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.

A Função Financeira é parte integrante da política global das organizações. A Função Financeira consolida um conjunto de atributos e envolve diferentes operações, entre as quais se destacam:

1. A gestão dos fluxos financeiros e a adequação dos recursos financeiros à necessidades operacionais da empresa;

2. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com