TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiscalizacao de creditos do estado

Por:   •  6/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

I. Resumo        

1.Introdução        

1.1Objectivos        

1.1.1Objectivo geral:        

1.1.2Objectivos específicos:        

1.2 Metodologia        

2. Problema        

3. Hipótese        

4. Justificativa        

5. Cronograma        

6. Orçamento        

II. Referências bibliográficas        


Fiscalização dos créditos financiados pelo Estado

I. Resumo

Para satisfazer as necessidades colectivas, criar iniciativas de geração de empregos e reduzir a pobreza, o Estado têm buscado oferecer planos de financiamentos para sectores produtivos. Uma das modalidades que tem se destacado é o financiamento, uma opção de crédito com parcelas descontadas num prazo estimado. No entanto, o uso excessivo e não planeado dos benefícios financiados, trazem consigo o comprometimento financeiro e na sua maioria levam os beneficiados ao endividamento. Desta forma, busca-se avaliar a utilização do financiamento. Para isso, pretendo realizar um estudo de caso com carácter exploratório, através da aplicação de questionário e levantamento de dados financeiros, caracterizando-se em uma pesquisa quantitativa e qualitativa.

PALAVRAS-CHAVE: Benefícios; financiamento; Endividamento

1.Introdução

Na luta contra a pobreza o Estado Moçambicano tem adoptado póliticas benéficas para vários sectores produtivos. Uma das políticas que tem se destacado é o financiamento, através dos bancos de financiamento e outras entidades representativas do Estado, com objectivo de reduzir o nível da pobreza e dependência das necessidades primárias através de iniciativas de geração de empregos. O presente trabalho abordará a utilização do crédito financiado, isto é, o como os beneficiados usufruem do créditos. 

O financiamento é uma modalidade de operação financeira em que uma instituição, seja ela financeira ou não, fornece recursos para uma pessoa física ou jurídica, com uma finalidade específica de adquirir um bem ou um serviço.

Para tanto optei por analisar a utilização destes financiamentos em um estudo de caso – dos beneficiados em Dondo efectuando levantamento de documentos financeiros relacionado com a utilização do mesmo e aplicando um questionário. Os dados colectados serão analisados e recomendações serão feitas de acordo com as necessidades diagnosticadas.

1.1Objectivos

1.1.1Objectivo geral:

  • O objectivo geral desse projecto de pesquisa é analisar os programas de fiscalização e gestão dos financiamentos dos créditos para sectores produtivos e propor um programa fiscalização conceitual para melhor controlo do crédito financiado.

1.1.2Objectivos específicos:

  • Identificar actuais programas de fiscalização e gestão dos financiamentos de sectores beneficiados;
  • Identificar os factores que levam com que os beneficiados tenham dificuldade de reembolsar os financiamentos
  • Identificar as fontes de financiamento;
  • Analisar as modalidades de reembolso do financiamento;
  • Identificar a estrutura dos serviços de apoio necessária para optimizar a relação beneficiados – governo no contexto de geração de emprego.

1.2 Metodologia

Esta pesquisa compreende em um estudo de caso que, de acordo com Gil (2006, p. 54), “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objectivos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, [...]”. Em um primeiro momento irei realizar uma pesquisa exploratória que, tem como objectivos proporcionar maior familiaridade com o problema, aprimoramento de ideias ou descoberta de dados que irei obter com os beneficiados. Essa pesquisa envolve o levantamento bibliográfico que consiste em livros e artigos científicos, pesquisa documental que são de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados ou alterados de acordo com os objectivos da pesquisa. (GIL, 2006).

O presente artigo é de carácter exploratório, de natureza qualitativa e quantitativa, a realizar nos beneficiados do financiamento de crédito para a utilização nos sectores produtivos, onde serão analisados e avaliados dados colectados através dos documentos financeiros identificando a utilização do mesmo.

2. Problema

O financiamento é uma modalidade de operação financeira em que uma instituição, seja ela financeira ou não, fornece recursos para uma pessoa física ou jurídica, com uma finalidade específica de adquirir um bem ou um serviço. O financiamento como qualquer outro benefício é considerado uma vantagem quando planeado e utilizado de maneira correcta.

Quais são os factores que fazem com que alguns beneficiados a crédito tenham dificuldades de reembolsar o mesmo?

3. Hipótese

O financiamento como qualquer outro benefício é considerado uma vantagem quando planeado e utilizado de maneira correcta. Na hipótese de má utilização pode ser desvantajosa.

Há vários factores que levam com que os beneficiados tenham dificuldade de reembolsar os financiamentos, tais como:

  • A não fiscalização dos beneficiados;
  • Comprometimentos dos beneficiados ao usufruir do crédito, usam para não fins lucrativos;
  • Aprovação de projectos fictícios; etc.

4. Justificativa  

O objecto deste trabalho é auxiliar e socorrer o governo que não encontram respostas sólidas no final de determinado período, quando não sabe se os beneficiados a crédito irão reembolsar o crédito financiado ou não. Sabendo-se da deficiência dos beneficiados quanto ao reembolso serão abordados e demonstrados alguns passos enfocando um programa de fiscalização que poderá ser fundamental para melhor a gerência dos financiamentos. Programa de fiscalização irá visar com que os beneficiados cumprem com as suas obrigações legais no que se refere o reembolso do crédito no tempo estimado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com