TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Sistema de ensino presencial conectado

curso bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

eliane ramos de almeida

fabiANE Mariano

IARA Viana de Oliveira

LUANA Wessling

TAMIRES Cristina Teixeira

fundamentos da contabilidade

[pic 4]

Ariquemes

2015

eliane ramos de almeida

fabiANE Mariano

IARA Viana de Oliveira

LUANA Wessling

TAMIRES Cristina Teixeira

fundamentos da contabilidade

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do primeiro semestre  .

Ariquemes

2015

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o crescimento de abertura de empresas é notório. O diferencial dentre tantos surgimentos é a estruturação dada a cada uma.

Empresas que possuem uma estruturação sólida e bem planejada tende a ser bem sucedida, independente do seu porte.

Os assuntos relacionados ao planejamento empresarial são a base de toda estrutura de uma empresa, através dele é possivel desenvolver os passos seguintes necessários para fornecer informações para os departamentos contábeis e administrativos.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os passos necessários para a estruturação de uma empresa do ramo de atividade de entregas de mercadorias.

Será discorrido e abordado assuntos como os objetivos organizacionais, planos estratégicos, direção e controle e um relato sobre as principais causas de mortalidade empresarial.

2. PLANEJAMENTO

Para se tomar uma decisão ou realizar uma ação dentro de uma organização depende do sucesso do planejamento do gestor.

O planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições para determinar formas de atingir um futuro desejado” (kawasnicka, 1995, p.169).

Alem de indicar a direção a qual seguir serve de parâmetros para gestão. O planejamento deve-se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores, envolvendo três níveis: estratégicos, táticos e operacional.

1.1 Planejamento Estratégico

Pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos,  que defini-se por meios concretos de direcionamento que possa ser monitorados, utilizando-se de um instrumento denominado PLANO ESTRATÉGICO. O plano estratégico é a formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Os objetivos estratégicos definem os resultados desejados para a empresa no longo prazo.

1.2 Planejamento Tático

O Planejamento tático desenvolve as estratégias criadas pelo planejamento estratégico. Integrando a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos. Tem por objetivo de realizar um estudo prático de analise de riscos corporativos que afetam os ativos tangíveis e intangíveis da empresa.

1.3 Planejamento operacional

Definem os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização com prazos mais curtos. É desenvolvido pelos baixos níveis de gerencia. Sendo também muito útil na gestão de projetos e no plano de marketing.

Portanto é fundamental ter planejamento dentro das organizações para que seus gestores saibam controlar e utilizar as informações dos recursos que possuem, para monitorar o desempenho da sua empresa.

De acordo com a pesquisa realizada pelo SEBRAE é a falta do planejamento que leva as organizações a encerrarem suas atividades prematuramente.

MISSÃO

A missão detalha os motivos existenciais da empresa, quais as suas previsões futuras e o que pretende no mercado que está atuando. Deve orientar os objetivos da empresa. Segundo VALERIANO a missão é, em essência, o propósito da organização.

A nossa missão como empresa de entregas de encomendas é:        Oferecer e garantir excelência na entrega de encomendas por meio de uma prestação de serviço rápido e seguro, garantindo a integridade das mercadorias transportadas e dos colaboradores que efetuam a entrega.

VISÃO

É o que da norte para a organização. Pode ser compreendida comoa direção desejada, o caminho que se pretende, o que a empresa deseja se tornar a médio e longo prazo, levando em consideração a imagem que deseja transmitir a todos que a contempla. Segundo HART visão é: “Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro.” Nossa visão: Ser a mais eficiente empresa de entregas de encomendas possuindo um serviço ágil e seguro.

VALORES

Os valores incidem no que fundamentam as escolhas através de um modo de conduta. Em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “executam” segundo Richard Barret, ex-diretor do Banco Mundial. Segundo Tamayo e Mendes os valores são princípios que guiam a vida da organização.

Nossos Valores: Prezar pela agilidade e segurança nas entregas;

  • Estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente e com os colaboradores baseado na transparência e na responsabilidade.
  • Respeitar o meio ambiente de forma que possamos ter perspectiva de um amanhã.
  • Fazer da responsabilidade social nossa forma de contribuir para uma sociedade mais justa.

OBJETIVO ORGANIZACIONAL

O objetivo organizacional corresponde a um conjunto de objetivos desejados pela organização, ou seja, é uma meta que a organização deseja atingir. As organizações buscam alcançar objetivos específicos, e servir os mesmos é a razão de sua existência. Os objetivos devem seguir a seis critérios:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com