TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração

Por:   •  3/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRACÃO : é o uso de recursos para alcançar objetivos e é um processo dinamico de tomada de decisões sobre utilização de recursos para possibilitar a realização de objetivos .

Princípios da ADM Cientifica(Taylor) :Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas.Tinha por objetivo resolver problema que resultam das relações entre os operários como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute ordem e nem as instruções , faz o que mandam fazer.

Principio do Planejamento: consiste em substituir o criteiro individual do operário , a improvisação e o empirirsmo por método planejado e testado.

P. de Preparação:trabalhadores selecionados em conformidade com as atividades executadas assim treinados para serem mais eficientes.

P. Controle: observação para saber se o trabalho esta sendo executado conforme a metodologia

P.Execução : organização das atividades de forma que as tarefas sejam distribuídas e responsabilidade referidas para que o trabalho atenda as necessidades da organização.

CIENCIA , ARTE OU TECNICA ? não é uma ciencia , mas uma ciencia social . ciencia porque tem um objeto de pesquisa as organizaçoes e se baseia na observação sistematica da realidade. como arte , a administracao e habilidades de aplicar conceitos tecnicos e metodologia e administrativa uma intuição e aplicação . Tecnica pois usa ferramentas que exigem conhecimento .

EFICIENCIA : melhora-se otimizando continuamente as operações. Através da padronização e especialização, as empresas procuram obter o máximo rendimento com o mínimo de recursos (humanos, financeiros, materiais, tempo). Para aumentarem a eficiência, as empresas analisam detalhadamente os processos medindo recursos e resultados procurando obter ganhos incrementais. avalia como se faz. Diz-se que uma operação foi realizada de forma eficiente quando consumuiu o mínimo de recursos na obtenção de um determinado resultado.

EFICACIA :avalia até que ponto se alcançou um determinado resultado, independentemente da forma como se obteve esse resultado. mede o grau de atingimento de resultados. Quanto mais eficaz for uma tarefa, melhores os resultados. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos.

EFETIVIDADE: ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo . ex: homem bomba / atingir objetivos esperados utilizando corretamente os recursos disponíveis sem desperdício.

ORGANIZAÇÃO : unidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos especificos ;. Para alcançar objetivos e necessario desenvolver uma estrutura com regras , procedimentos , cargos , funções e responsabilidades , capaz de suporta-la e lhe promover meios para alcançar objetivos.

pode ser : formais - sao regidas por estatutos regimentos (igrejas,forças armadas)

informais - criadas sem exigencias burocraticas para determinado fim que pode ser provisorio ou nao (grupos que jogam carta , jogam volei , futebol)

lucrativos - empresas ( sociedades anonimas e limitadas)

não lucrativos - religiosas , serviços publicos , ongs

e com e sem fins lucrativos . todos tem pessoas , tarefas e objetivos , sempre tem uma missão.

Organização e seus Objetivos:

para assegurar o alcance dos objetivos de maneira eficiente e eficaz , as organizações constituem estruturas sustentadas em princípios como divisão do trabalho , especialização , atenção as demandas do ambiente externo .

NIVEIS ORGANIZACIONAIS :

NIVEL ESTRTATEGICO : é o nivel mais alto da organização , neste nivel são tomadas as decisoes estrategicas ; definia-se nesse nível a missão , visão , valores e as estratégicas organizacionais ( presidentes e diretores)

NIVEL TATICO : o administrador é responsável por uma area da organização e tem função de implementar em sua estratégias e políticas decididas no nível acima . decisão de médio prazo (gerentes e chefes de divisão)

NIVEL OPERACIONAL : acossia-se as atividades mais tecnicas da organizaçoes ,concentra o maior numero de pessoas da organização , normalmente as decisoes sao de curto prazo

COMPETENCIA DO ADMINISTRADOR( CHA ) :

conhecimento : é o saber acumulado pelo processo de aprendizagem , , contudo precisa ser util para ter valor .

habilidades : é o saber fazer . exigem uma visão ampla , sistemica e global da situaçao . trabalho em equipes , motivaçao comunicaçao fazem parte dessa competencia .

Atitudes : esta ligada a ação , é o saber fazer acontecer é necessária para ocorrer á mudanças.

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR :

*habilidades tecnicas > são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Saber utilizar princípios técnicos e ferramentas administrativas

*habilidades humanas > saber lidar com pessoas , comunicando-se efecientemente,negocioando , conduzindo mudanças , obtendo cooperaçao e solucionando conflitos .são habilidades necessárias para um bom relacionamento . administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como lideres.

*habilidades conceituais > são habilidades que mantem a visão da organização como um todo influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa. Tem a capacidade de compreender a complexibilidade da organização com um todo .

SISTEMA ABERTO : tem uma variedade enorme de entradas e saídas com relação ao ambiente externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com