TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Fundamentos de Matemática Financeira e Estatística Aplicada

Por:   •  16/2/2017  •  Artigo  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Cynthia Kelly da Silva Santana Mesquita

Trabalho da disciplina Fundamentos de Matemática

Financeira e Estatística Aplicada

Tutor: Prof. Beniamin Achilles Bondarczuk

Brasília/DF

2016

Estudo de Caso:

Fundamentos de matemática financeira e estatística aplicada

Blaine Kitchenware Inc: Estrutura de capital

LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Harvard Business School, 413 – P02, 2009.

Oferta

Uma empresa praticamente familiar, mas de capital aberto, o Sr Victor Dubinski, executivo-chefe, foi procurado por um banqueiro para fazer um investimento na Blaine para alavancar seus negócios. Seria feito um grande aporte ao seu balanço patrimonial, comprando todas as acoes da empresa em circulação por um maior do que realmente valia a na verdade. Então o executivo ficou pensando na proposta.

O negócio

Fundada em 1927, de médio porte, do setor de eletrodomésticos para cozinhas, com produtos modernos para sua época, possuía 10% do mercado do negócio nos EUA. Entre 2003 a 2006 teve um crescimento anual de 2%, esse pequeno crescimento teve como motivo a forte concorrência dos hipermercados com produtos importados mais baratos., onde seu volume de vendas aumentou 3,5% anuais.

A empresa vendia 14 milhões de unidades por ano, apesar de a empresa ter começado a exportar seus produtos, o lucro da empresa era de 65% somente com vendas no EUA.

A Blaine produzia os três tipos de eletrodomésticos, produzidos na época, mas seu carro-chefe era utensílios para preparo de comida e cozinhar, com seus produtos vendidos na sua maioria no varejo com preço médio praticado no mercado, tinha grande fidelização de seus clientes associadas a pratos de comidas saudáveis. Com uma linha mais tecnológica também queria conquistar o publico de mais alta renda.

Todos os produtos tinham 90 dias de garantia e eram na maioria distribuídos por uma rede atacadista, mas aqueles de ponta eram vendidos para varejista e a empresa de catálogos.

Apesar de possui uma pequena fábrica de produção de ferro fundido com revestimento especial, a grande maioria da fabricação dos seus produtos eram feitos por terceirizadas, como era a prática das empresas daquela época.

Dubinski foi eleito em 1992 como presidente, bisneto de um dos fundadores e engenheiro de formação, liderava a Blaine que teve três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com