TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA CONAB 4

3 POLITICA DE SUSTENÇÃO DA RENDA DOS PRODUTORES 6

4 QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS TRAZIDAS PELAS COOPERATIVAS DA SUA REGIÃO 7

5 TIPOS DE EMPRESA RURAL QUE EXISTE NA REGIÃO 8

6 ANáLISE DO BALANÇO SOCIAL 9

7 CONCLUSÃO 10

rEFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade é um desafio para as empresas satisfazer os consumidores, pois tudo evolui muito rápido. É necessário que se faça um pouco a mais e não somente o necessário para ser competitivo no mercado.

As entidades precisam basear-se na responsabilidade social, que é a demonstração de investimentos que a empresa fez. A responsabilidade social ainda não é muito conhecida, porém é evidentemente um ponta pé para a empresa que quer crescer no mercado e atingir topos mais altos. Pois a partir da publicação de seu Balanço Social, traz a tona para sociedade se a empresa esta investindo no bem social comum.

Portanto este trabalho irá abordar o contexto histórico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a qual vem sendo um exemplo, sempre publicando o seu Balanço Social. Partindo dai, iremos conhecer um pouco sobre o cooperativismo Região Noroeste do RS, onde moro, que vem sempre acompanhando todos os passos da Conab, como se fosse uma bússola para os nossos agricultores.

Abordaremos sobre a importância do Balanço Social e qual é o diferencial que este balanço traz para a empresa. Veremos qual é o objetivo, e quem deve publica-lo.

Este trabalho será de vital importância para aumentar o nosso conhecimento, tendo um exemplo real e de fácil acesso.

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA CONAB

A Companhia Nacional de Abastecimento acompanha todo processo de produção agrícola, desde o planejamento do plantio até a chegada dos produtos na mesa do consumidor. Este trabalho é coordenado pelo Ministério da Agricultura. A CONAB é uma empresa pública ligada ao Ministério da Agrícola que tem por atribuições desde o planejamento da produção brasileira, a parte da armazenagem desta produção e a comercialização dos produtos do Brasil. Também é importante saber que além da comercialização nacional a CONAB cuida exportação destes alimentos também.

O foco da desta empresa é garantir estabilidade e condições para que os agricultores consigam comercializar a produção que eles tiveram. Portanto, pequenos, médios e grandes produtores em todo território nacional contam com o apoio desta empresa na decisão da comercialização da sua produção. A CONAB tem um papel fundamental, pois através dela o mercado fica aquecido, consequentemente tem um giro maior de dinheiro, pois ela compra produtos diretos do agricultor, dos índios, do extrativismo, dos quilombolas. É impossível pensar na politica agrícola sem pensar na CONAB.

A CONAB atua para que os preços do mercado sejam justos para o produtor, pagando melhor para que o preço pago seja suficiente para cobrir os custos da produção e vendendo seus estoques para que derrubem o preço, não gerando inflação de produtos nos locais onde os preços estão maiores.

Existe um acompanhamento da diversidade de produtos que são produzidos no Brasil e o calendário agrícola brasileiro sempre visando um bom preço para o consumidor assim como para o produtor, ou seja, está é a politica de garantia de preço mínimo, frisando que todos os países da América latina observam este calendário. Agindo desta forma é possível conter a inflação para o consumidor, garantindo abastecimento. A CONAB compra os produtos do produtor, para estocar, tornando em facilitador para uma eventual intervenção em determinado momento. Esta empresa tem estoques estratégicos para serem oferecidos no mercado no momento que é necessário derrubar o preço para conter a inflação ou subir o preço para remunerar melhor o agricultor.

A CONAB é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a qual esta constituída nos termos do art. 19, inciso II, da Lei n.º 8.029, de 12 de abril de 1990. Ela é regida por este estatuto Art. 2º. A forma de contratação de pessoal é através de concursos. A Resolução do CFC, Lei nº 4.320/64 é a que rege os aspectos contábeis da CONAB. A lei 4320/64 é uma das mais importantes da administração pública, é a nova contabilidade aplicada ao setor público. É uma lei de 17 de março de 1964. Porém somente em 1922, sob a vigência da Constituição 1891, por meio do Decreto 4.536 de 28.01.1922, foi aprovado o código de Contabilidade da União. Estruturava os serviços de contabilidade da União e ordenava procedimentos orçamentários, licitatórios, financeiros, contábeis e patrimoniais. E este código da contabilidade da União que trouxe muita referência com a constituição imperial. Porém em agosto e setembro de 1949 iniciou-se um anteprojeto, gerando a terceira Conferência dos Técnicos em Contabilidade Pública no Rio de Janeiro. Foi denominado anteprojeto em função de que as pessoas que estavam organizando não tinham competência de apresentar dentro do legislativo, era feito por técnicos. Logo depois em maio de 1950 aconteceu a apresentação do projeto ao Congresso Nacional. Em maio de 1950 foi à apresentação do projeto no Congresso Nacional, após o projeto ter ficado 12 anos lá. Depois, em 1962 aconteceu a apresentação de um substitutivo que terminou com a promulgação em 1964 da Lei 4.320, a qual levou 14 anos para ser aprovada. Esta Lei 4.320/64 está voltada para o orçamento, execução e balanços na área fiscal. Existem alguns fatores que beneficiam a empresa com esta Lei, como a visão sistêmica da administração, prestação de contas, padronização de procedimentos e a valorização dos profissionais que a utiliza.

3 POLITICA DE SUSTENÇÃO DA RENDA DOS PRODUTORES

A Conab tem a incumbência pela execução das políticas de sustentação da renda dos produtores. São duas categorias de instrumentos. Uma delas tema finalidade eminentemente econômica e a outra com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com