TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO.

        

RIBEIRÃO PRETO – SP

2015

RA: C1295B-5        ANAWANE SARRUGE

RA: C2098I-8                MAIRA DA COSTA TEODORO

RA: C24GBF-2        PATRICIA APARECIDA FERRAREZI

                                RA: C1988I-6                YURI BENATI

 

EXERCÍCIOS

EXERCÍCIOS

  1. O que é geopolítica?

A geopolítica busca entender a relação entre o poder político e o espaço geográfico. Ela permite uma análise de relações internacionais mais precisa, e orienta seu governo no cenário mundial.

  1. Qual a diferença entre geopolítica e geografia política?

A geografia política mantém o foco em torno do melhor aproveitamento dos recursos do país. Enquanto a geopolítica abrange um campo bem maior. Estende-se às relações entre nações, comércio, crescimento e etc.

  1. Quais fatores permitem que um país seja potência hegemônica? Cite exemplos que foram potência tipo de dominação.

As potências hegemônicas são caracterizadas inicialmente pelo seu forte poder militar, seguido pela busca da expansão territorial, unificando os mercados e a dependência dos conquistados. Temos exemplos significativos através da história: Roma, Alemanha Nazifascista, URSS.

  1. Em relação à balança de poder, em que ambiente os países estão inseridos?

O ambiente é de competição entre as nações com mais e menos poder.

  1. Quais as diferenças entre unipolar e bipolar? Cite exemplos.

A unipolaridade é quando um Estado possui mais poder perante os demais. A Inglaterra, por exemplo, no século XIX, dominava a maior parte do planeta, pois fornecia seus produtos para o mundo todo. Já a bipolaridade é quando dois Estados tem a mesma quantidade de poder e são superiores aos demais, um exemplo foi o surgimento das potências EUA e URSS devido às guerras e expansão do capitalismo.

  1. Qual a diferença entre multipolaridade equilibrada e multipolaridade desequilibrada?

Na multipolaridade equilibrada, três ou mais Estados, tem poder semelhante, enquanto na desequilibrada entre os três ou mais Estados um exerce maior poder sobre os demais.

  1. Qual a diferença entre poder potencial e poder concreto?

O poder potencial leva em conta o tamanho da população e da riqueza, pois esses fatores são os que definem a força, já no poder concreto o destaque é o poder bélico, tendo em vista primeiramente a conquista territorial, além das forças armadas, navais e aeronáuticas.

  1. O fim da segunda guerra mundial deu origem à Guerra Fria. Com relação a esse assunto, responda:

a)   O que foi a Guerra Fria?

Foi uma disputa pela hegemonia mundial entre duas superpotências, EUA (capitalista) e URSS (socialista), que perdurou por aproximadamente 40 anos, provocando uma corrida armamentista e deixando  o mundo sob ameaça de uma guerra nuclear. A guerra foi chamada de “fria”, pois não houve conflitos armados, mas sim uma luta ideológica, econômica, tecnológica e armamentista, onde os países disputavam zonas de influências. Embora não houvesse uma guerra declarada, com combates armados, eles tiveram conflitos indiretos se envolvendo em guerras de outros países. Basicamente foi uma guerra de ameaças.

       b)  Com relação à polaridade, como ficou dividido o mundo neste período?

Neste período o mundo ficou divido em dois blocos econômicos completamente opostos: o capitalista, liderado pelos EUA, e o socialista, liderado pela URSS. Porém a organização econômica dos países, até então, era dominada pelo capitalismo, pois os EUA dominavam a maior parte do mundo, tanto com influências políticas, quanto em economia. Suas tropas eram inseridas na maior parte da Europa Ocidental, já a URSS dominava grande parte da Ásia, Europa Oriental, norte, leste e centro.

  1. Com relação à ONU, responda:

       a)   Quando e qual a finalidade da criação da ONU?

A ONU foi criada em outubro de 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sua criação foi para substituir a Liga das Nações, e teve várias finalidades, algumas delas são: manter a paz mundial, garantir os Direitos Humanos, tornar mais fortes os laços entre países soberanos, promover o desenvolvimento socioeconômico das nações, etc.

   

       b)  Quais as áreas de atuação da ONU?

Militar, meio ambiente, energia, saúde, comércio, trabalho e infância.

       c)   Quais os países fazem parte do Conselho de Segurança como membros permanentes?

Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China. Os cinco membros permanentes possuem o poder do veto.

d)    Qual o mecanismo que impede que a ONU seja eficaz na manutenção da igualdade e paz? Por quê?

Existe na ONU, um Conselho de Segurança, tendo como membros permanentes cinco países. O Conselho de Segurança é quem decide quando sua força militar deve intervir para garantir a manutenção básica de um país. Evitando insurgências e golpes de Estado. Para tal aval os países membros devem ser unânimes na decisão da intervenção. Sendo considerada muitas vezes falha a isenção da ONU dos objetivos políticos dos países líderes. Sendo que se a intervenção for prejudicial à algum desses países com certeza será vetada, pois os países permanentes tem o poder do veto.

      8-    O painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC) é:

  1. O que é o IPCC e para que foi criado?

O IPCC foi um órgão criado em 1988 para estudar o problema das mudanças climáticas. Reúne 2500 cientistas de mais de 130 países, com a missão de avaliar a informação científica dos efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias que respondam ao fenômeno.

b)   O que é o Protocolo de Kyoto? Quais seus objetivos e que países não ratificaram?

O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional com o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, e posteriormente leva ao aquecimento global. Os EUA não o ratificaram alegando que a economia do país sofreria negativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com