TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Econômica e financeira nas organizações

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

Ciências Contábeis

Gestão econômica e financeira nas organizações:

Integração da administração e da contabilidade no planejamento das organizações.

Jocasta Marília Mendes

Liliane Deise Alves Bernardes

Vânia Lipriman Santos

Kelvin Cristian Oliveira

Belo Horizonte

2016

Jocasta Marília Mendes

Liliane Deise Alves Bernardes

Vânia Lipriman Santos

Kelvin Cristian Oliveira

Gestão econômica e financeira nas organizações:

Integração da administração e da contabilidade no planejamento das organizações.

Trabalho interdisciplinar apresentado à disciplina Projeto Interdisciplinar, como exigência para avaliação em disciplinas do 5º Período do Curso Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Nova Horizontes, Campus Belo Horizonte.

Orientador: Prof. César Moreira Alves

Belo Horizonte

2015

INTRODUÇÃO

A gestão econômica financeira possui como objetivo o monitoramento do desempenho nas organizações para que os gestores possam tomar decisões mais acertadas. Kato (2012, p 27) afirma que a administração financeira “é o conjunto de atividades de planejamento, execução, controle e análise voltadas ao financiamento das operações de uma empresa, bem como suas respectivas decisões de investimentos”. É importante para uma organização um gerenciamento eficaz, com uma analise real da situação da empresa, para tomadas de decisões. A integração da administração e contabilidade em uma organização tem atividades tais como: organização, planejamento e controle sobre os dados da empresa, na administração é onde os responsáveis controlam a gestão da empresa, já o setor contábil é responsável por gerar informações e demonstrações contábeis, principalmente o balanço patrimonial da empresa para um acompanhamento especifico em que a empresa se encontra.

Essas informações são de extrema importância, pois o mercado encontra-se cada vez mais competitivo, exigindo que as organizações se adéqüem com mais rapidez e eficácia as mudanças de mercado, pois, fazem com que as empresas enfrentem situações incertas, com riscos e oportunidades em razão a globalização e abertura de novos mercados.

Sendo assim, faz se importante o estudo de como é feita a gestão das informações, uma vez que para a organização é bem vista à integração dessas atividades, pois visam um uso pratico de técnicas e conhecimentos decorrentes da contabilidade, economia e administração com o objetivo final de gerar informações corretas para tomadas de decisões eficazes em seu resultado final.

Portanto o objetivo central da pesquisa é analisar como é realizada a integração da administração e contabilidade nos bancos privados, e identificar quais os pontos mais importantes para essas integralizações.

Tendo em vista a necessidade da integração da administração e da contabilidade dentro das organizações, a questão abordada pelo grupo é: quais os beneficios da integração da administração entre as informações geradas pela contabilidade e o modelo de gestão das empresas? A fim de responder o questionamento da pesquisa este projeto interdisciplinar tem como objetivo geral: compreender e demonstrar a importância da integração das ciências da Administração e das Ciências Contábeis. Como objetivos específicos foram traçados:

• Demonstrar como e realizada a integração da administração e da contabilidade nas organizações.

• Analisar as contribuições da integração da administração e da contabilidade para uma efetividade na gestão das organizações.

Com a integração da administração e da contabilidade no planejamento da organização, seu modelo de gestão econômica e financeira acarretará em algo significativamente positivo?

Compreender e demonstrar a importância da integração das ciências da administração e da contabilidade.

O Presente estudo trata sobre a necessidade da Gestão Econômica e Financeira dentro das Organizações, tem por finalidade demonstrar a sua importância para se obter informações rápidas, precisas e confiáveis. A gestão financeira e econômica é como um instrumento de apoio á tomada de decisões, examinando de forma ampla algumas etapas do processo financeiro.

Uma empresa moderna procurar captar, organizar e recolher as informações de modo a proporcionar uma avaliação da situação econômica e financeira. Demonstrando a direção que ela deverá tomar para alcançar suas metas.

Atualmente as organizações de um modo geral, vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira, isso acontece quando há a falta de controle interno e deixam de fazer um planejamento adequado.

Uma organização deve trabalhar no intuído de buscar algumas técnicas de gestão financeira e econômica, tornando-se assim um desafio em encontrar a direção correta que a empresa deverá seguir.

REFERENCIAL TEÓRICO

1 Conceito da Administração

A Administração é um elemento fundamental do mundo moderno. Chiavenato (2002) conceitua Administração como “o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional a fim de alcançar objetivos globais”.

Ela se estrutura de forma a suprir as necessidades das organizações, tais como a definição de estratégias, avaliação de desempenho, gestão de pessoas e outras.

2 Importância da Administração

É perceptível o interesse de profissionais das mais diversas áreas no estudo da ciência administrativa. Chiavenato (2002) define a natureza universal da Administração, “a necessidade da existência de um único administrador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com