TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão insdutrial

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA 4

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 8

2.3 O MERCADO FINANCEIRO 10

2.4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe discutir a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial. Com o intuito de proporcionar melhor entendimento, o estudo subdivide-se em quatro etapas.

Na primeira etapa aborda-se o tema “a contabilidade na atualidade e a indústria”, onde se expõe algumas informações do setor industrial na atualidade, o papel da contabilidade como ferramenta de gestão de valor para as indústrias, e os demonstrativos contábeis obrigatórios.

A contabilidade de custo industrial é o segundo tema abordado. Nesta etapa abordou-se as principais terminologias abordadas na contabilidade de custos e industrial, a formação do preço de venda com base nos custos e com base no mercado.

A terceira etapa do trabalho voltou-se ao mercado financeiro, abordando a necessidade que o gestor industrial tem em analisar a atuação do mercado financeiro em seu setor. Demonstrou também oportunidades de aplicação de recursos excedentes (lucros), além de citar exemplos de capital de terceiros.

E a última etapa do estudo abordou a importância da gestão de custos na indústria, abordando temas como margem de contribuição e ponto de equilíbrio, assim como a interferência da gestão de custos nas decisões de preço, rentabilidade do produto, e gerenciamento de seu custo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

Na década de 1990 a economia brasileira foi submetida a um processo de abertura comercial, o que mudou todo cenário industrial brasileiro, já que as empresas passaram a se deparar com a concorrência internacional. A partir de 1994 começa a surgir um aumento nos investimentos, buscando se avançar na necessidade de aprimoramento produtivo. Em tempos mais atuais, apesar do Brasil ter um bom desempenho em termos de preços internacionais, o país ainda é especialista em bens de baixo consumo tecnológico (ABDI, 2007).

Durante alguns anos a produção brasileira apresentou crescimento, no entanto, em 2014 a indústria brasileira fechou com queda acumulada de 3,2%, conforme dados do IBGE:

Os números mostram que, em relação a igual período do ano anterior, o setor industrial mostrou um perfil de retração disseminado de taxas negativas, alcançando as quatro grandes categorias econômicas, vinte dos 26 ramos, sessenta dos 79 grupos e 63,9% dos 805 produtos pesquisados (IBGE, 2014 apud PORTAL BRASIL, 2015, p. 1).

Ainda de acordo com o IBGE (2014, apud PORTAL BRASIL, 2015) os setores que mais contribuíram para os resultados negativos foram: metalurgia (-7,4%), produtos de metal (-9,8%), máquinas e equipamentos (-5,9%), outros produtos químicos (-3,6%), e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,2%). Já as atividades que ampliaram a produção foram as indústrias extrativas (5,7%) e produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,4%).

Analisando a atividade industrial ao longo dos anos, percebe-se que o setor industrial passa por contínuas e profundas mudanças. Manter-se no mercado nem sempre é uma tarefa fácil, já que as indústrias deparam-se com alta concorrência, além de uma economia flutuante, com constantes mudanças de cenários. Sendo assim, é imprescindível que estas organizações contem com sistemas de gestão eficientes, que lhe garantam assertividade no processo de tomada de decisão, sejam elas a respeito de produtos, preços, investimentos, inovações, entre outros. É neste momento que a contabilidade surge como uma ferramenta capaz de agregar valor.

De acordo com Silva (2012) o conceito oficial de contabilidade foi desenvolvido no ano de 1924, durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, na cidade do Rio de Janeiro, o qual estabelecia: “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à Administração Econômica.”

Segundo Silva (2012) para todos os escritores, escolas de pensamento e doutrinas o objeto da contabilidade é o patrimônio, este que por sua vez é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Quando surgiu, a contabilidade tinha como principal objetivo fazer com o proprietário da empresa estivesse a par as saúde financeira da mesma, mas, atualmente este conceito vem apresentando significativas mudanças. Hoje, a cobrança por um maior comprometimento por parte dos contadores vem crescendo gradativamente, ao tempo que a contabilidade gerencial insere-se na relação de interesse dos administradores. Sobre contabilidade gerencial Crepaldi (1998, p.18) afirma que:

Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.

Para a indústria, os serviços de contabilidade têm como contribuições fatores como a redução de impostos e diminuição de custos operacionais, além de contribuir para a análise do retorno econômico e financeiro da empresa, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva.

As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com