TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da contabilidade

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇAO

2. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONTÁBIL

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio e suas primeiras evidencias partem de registros de povos antigos, antes mesmo da invenção do papel ou da escrita. A contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade

Conforme afirma Azevedo

É uma das profissões mais antigas do mundo. Já se faziam cálculos e se liquidavam contas com base em símbolos de 10 mil anos, mas a escrita foi inventada 5.500 anos atrás, o que possibilitou a manutenção dos registros de transação e eventos econômicos [...] levou séculos para a que a contabilidade alcançasse um status e fosse reconhecida como profissão[...]. (2014 apud SANGSTER, p. 27)

Segundo Federigo Melis, professor e autor do livro “Storia della Ragioneria” (História da Contabilidade) a história da contabilidade pode ser dividida em 4 partes:

2.1 História Antiga ou Contabilidade Empírica

O homem primitivo realizava uma forma de contabilidade rudimentar ao fazer o controle de suas armas e rebanhos, mas apenas em estudos da sociedade mesopotâmica é possível identificar os primeiros registros patrimoniais, aproximadamente, em 3.500 a.C., o homem começava a registrar o seu patrimônio, sendo os primeiros indícios do que é conhecido atualmente como diário.

Com o desenvolvimento de outras sociedades e formas de cultivo o homem evoluiu suas atividades de caça para o principio do comércio, neste período a contabilidade surge para atender à necessidade de avaliar a sua riqueza, bem como os acréscimos e decréscimos dessa riqueza em uma época em que ainda não existiam números, escrita ou moeda.

“Os iniciadores da História da Contabilidade foram os povos mais antigos como os hindus, os chineses, os egípcios, os fenícios, os israelitas, os persas, os caldeus, os assírios, os gregos e os romanos. ” (SILVA; MARTINS, 2006, p. 19)

Este período ocorreu entre aproximadamente 8.000 a.c. a 1202 do calendário cristão. Chegando ao fim com a disseminação da publicação “Liber Abaci” (Livro do Ábaco ou Livro de Cálculo), escrito pelo italiano Leonardo Fibonacci, onde marcou a história com a introdução do algarismo hindu-romano na Europa.

Isto foi possível graças ao desenvolvimento de sistemas numéricos, segundo a enciclopédia Biblioteca da escola em casa

Os hindus possuíam os seus próprios métodos de cálculos, que eram realizados por meio de apensa nove sinais [...]. Ao longo dos anos os símbolos hindus foram sendo alterados e levados a toda Europa [...]. Com o livro de Al-Khowarizmi os símbolos passaram a tomar a forma que são conhecidos atualmente, incluindo a simbologia do algarismo zero.

2.2 História Média/Medieval ou Sistematização da Contabilidade

Período de 1202 a 1494, ao pensar nesta época deve ser lembrado o período histórico em que se situa a sociedade, época de grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, onde a economia europeia estava em expansão. Muitas mudanças econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorreram.

Assim como é citado por Banha

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registos mais complexos. (2008)

O período traz os primeiros registros sistemáticos da contabilidade, e teve seu fim com a publicação do livro “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas) escrito por Frei Luca Pacioli, onde enfatizou a teoria das partidas dobradas do débito e do crédito, correspondente a números positivos e números negativos, contribuindo para incluir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

2.3 História Moderna ou da Literatura da Contabilidade

Período que vai de 1494 até 1840, foi uma época marcada pela evolução do Período Medieval para o Período Moderno, com grandes mudanças no sistema econômico onde se concretizou a transição entre o sistema feudal para o capitalismo.

Após o surgimento das partidas dobradas e sua divulgação pela obra de Pacioli a escola italiana, desenvolveu várias correntes de pensamento, assim ganhou grande impulso e se espalhou por toda Europa.

Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Escritor de diversa obras, destacando-se a “Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá”, impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

Durante a fase moderna da contabilidade de acordo com Zanluca (2004), surgiram os livros mercantis: diário, razão e sobre a autenticação deles; livros sobre registros de operações (aquisição, permuta, sociedade, etc.); sobre contas em geral (como abrir e encerrar); contas de armazenamento; lucros e perdas e sobre arquivamento de contas e documentos.

A publicação da obra “La Contabilitá Applicata alle Amministrazioni Private e Pubbliche” (A Contabilidade Aplicada às Administrações Públicas e Privadas) de Francesco Villa, marca o fim desta época e inicia a era atual da contabilidade.

2.4 História Contemporânea ou Científica da Contabilidade

Levando em consideração o os contextos financeiro, econômicos e social a contabilidade passou para uma fase de amadurecimento a partir do século XVII. Assim como Sá (2010) faz a ligação entre o período com a corrente filosófica do positivismo, que reflete a busca de respostas através da ciência. A contabilidade a partir deste período serve como base gerencial para as empresas

A busca pelo esclarecimento do pensamento contábil gerou doutrinas com líderes filosóficos e características, sendo possível destacar entre elas:

Tabela 1 – Escolas Doutrinárias

Escola Características

Contistas Idealizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com