TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da contabilidade

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire traz à tona muitos questionamentos sobre a relação opressor x oprimido. O autor procurar exibir o papel da educação no Brasil, pois, segundo Freire, o modelo de educação do país acaba gerando mais desigualdade, violência e miséria. A obra de Freire é dividida em quatro capítulos, para que o autor explane o modelo de educação baseado no conformismo social.

No primeiro capítulo, Freire procura justificar o título Pedagogia do Oprimido, o autor abre discussão para um processo que o mesmo denomina como o processo de desumanização causada pelo opressor a seus oprimidos. Ele explora como o opressor envolve o oprimido e também desenvolve conceitos importantes, como a revolução de contradição. Segundo o autor, a mudança no cenário da opressão, acaba gerando novos opressores e oprimidos. Já a contradição, segundo Freire, é que gera a consciência. O opressor se vê como tal e o oprimido se vê dominado, e é a partir daí que gera a libertação do estado de opressão social.

No segundo capítulo, Freire explana a concepção bancária da educação, de acordo com essa concepção o professor percebe o aluno como “depósito”, ou seja, o aluno não é capaz de produzir conhecimento, não consegue se perceber como um ser social. Nesta concepção não existe o processo de ensino-aprendizagem, onde educador e educando aprendem e ensinam.

No terceiro capitulo, o autor mostra que a dialogicidade é a essência da educação como prática de liberdade. O diálogo deve estar presente em todos as etapas do processo de aprendizagem.

No último capítulo, trata da “teoria da ação antidiagógica”, Freire descreve a importância do homem como um ser que pensa, como um agente de mudança. Neste livro, Freire constitui conceitos pedagógicos aonde o educador deve envolver-se no processo de transformação no meio social, através do processor de ensinar, de desenvolver o educando como ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com