TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IFRS profissionais de contabilidade

Por:   •  27/4/2016  •  Monografia  •  5.050 Palavras (21 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 21

CONTABILIDADE INTERNACIONAL (IFRS):
PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES DAS NORMAS INTERNACIONAIS PARA OS
PROFISSIONAIS CONTÁBEIS 

RESUMO

O IFRS – Padrão da Contabilidade Internacional (International Financial Reporting Standards) trata de uma modificação que vem ocorrendo mundialmente na área contábil, vindo a se tornar fundamental aos futuros profissionais da área. Este artigo apresentará quais são as principais implicações das Normas Internacionais de Contabilidade no trabalho do profissional de Contabilidade. A nova norma IFRS se trata de uma modificação que vem ocorrendo mundialmente na Contabilidade, vindo a se tornar fundamental aos futuros profissionais da área. A nova norma IFRS alterou uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, às demonstrações contábeis, verificando quais foram às alterações nos demonstrativos contábeis com os procedimentos já existentes que passaram a ser em modelo internacional. O presente estudo foi realizado por meio de análise exploratória e descritiva.

Palavras-chave: IFRS; Internacional financial reproting standards; contabilidade internacional; profissional contábil.

ABSTRACT

IFRS - International Accounting Standard. (International Financial Reporting Standards) is a change that has occurred worldwide in accounting, been becoming fundamental to future professionals. This article will present what are the main implications of International Accounting Standards on Accounting professional work. The new standard IFRS it is a modification that has occurred worldwide in Accounting, been becoming fundamental to future professionals. The new standard IFRS changed one of the tools used by companies to the financial statements, checking what were the changes in the financial statements with existing procedures that became an international model. This study was conducted through exploratory and descriptive analysis.

Key-words: IFRS; Internacional financial reproting standards; international accounting; accounting professional.

1. INTRODUÇÃO 

O presente artigo visa identificar o que está sendo pesquisado sobre International Financial Rerporting Standards (IFRS), com o objetivo de apontar as principais implicações nas Normas Internacionais de Contabilidade nas atividades do profissional contábil, tendo em vista que os mesmos têm as vantagens de se aprofundar sobre esta nova norma, uma vez que já estão se preparando para atender às necessidades do mercado.

As Normas internacionais têm como finalidade facilitar a comunicação de informações contábeis entre os diversos países, a contabilidade é utilizada no processo de tomada de decisão e o IFRS possibilita, além de atender o mercado nacional, atingir o mercado internacional. A finalidade da pesquisa é identificar as principais implicações das Normas Internacionais de Contabilidade nas atividades do profissional de Contabilidade, de forma especifica revisar a literatura existente sobre o tema Padrão Contábil Internacional segundo o International Financial Reporting Standars (IFRS), ressaltando quais são os órgãos e instrumentos responsáveis pelas convergências das novas leis aplicáveis no Brasil referente a esses pronunciamentos, verificar quais foram às alterações e suas implicações nos demonstrativos contábeis com os procedimentos já existentes e realizar uma pesquisa exploratória em escritórios de contabilidade, analisando qual foi o impacto que a execução das Normas Internacionais de Contabilidade teve na rotina do escritório.

Com a implementação da Lei 11.638, que trouxe as Normas Internacionais de Contabilidade ao Brasil, em tese o trabalho do contador desvalorizou-se pelos seguintes motivos:

As novas normas contábeis (IFRS) possibilitou uma melhor análise dos resultados nas empresas e vem fazendo com que os contadores se posicionem ainda mais dentro das organizações e perante seus clientes, porém, os contabilistas continuam ficando com a parte menos nobre do trabalho.

 Quando o trabalho a ser realizado, é mais complexo, ou quando será utilizada uma combinação de negócios ou uma fusão, na maioria dos casos, será executado por um advogado especializado em negócios.

Pelo fato de serem leis e instruções normativas complexas, há demandas diárias e muito trabalho envolvendo esse tema, os escritórios têm mais especialistas na questão tributária, do que na contabilidade propriamente dita.

De certa forma o IFRS facilitou o trabalho do contador, pois a expectativa da confluência das normas internacionais de contabilidade é de extrema importância, na proporção que facilitam a visualização e interpretação dos balanços de distintas companhias ao redor do mundo, simplificam a atividade dos contadores pela execução universal e conferem um maior rigor a distintas situações, onde cada país normatizava conforme suas próprias normas.

 

2. METODOLOGIA

        A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, feita através da coleta de dados que foram obtidos por meio de questionários enviados a um total de 20 profissionais contábeis. O método de revisão de literatura foi por meio de análises qualitativas de acordo com as respostas dos entrevistados, buscando complementar o estudo em livros, revistas e sites contendo discussões sobre o tema.

    O questionário foi entregue diretamente ao contador, e em alguns casos enviado por e-mail, por falta de disponibilidade do entrevistado. O uso do questionário de múltipla escolha foi optado por ser uma forma ágil, simples e objetiva de ser respondido, assim não ocupando muito tempo de quem o respondeu. As respostas precisas e objetivas foram analisadas e apresentadas de uma maneira clara e compreensível através de gráficos ao longo do trabalho.

     Com os questionários coletados, foi realizada uma análise descritiva dos resultados apresentados, assim o grupo responsável pela pesquisa se reuniu para elaborar uma interpretação adequada com o intuito de expor os resultados alcançados. De acordo com as réplicas é possível identificar quais são e quais foram às dificuldades, vantagens e desvantagens da implementação do IFRS conforme a visão do profissional contábil.    

     A pesquisa foi apresentada no formato de artigo, o que evidência a história das Normas Internacionais de Contabilidade, as grandes alterações nas leis vigentes relacionadas ao tema, à implantação no Brasil e, por fim, o que as alterações mudaram na vida do profissional de Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (96.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com