TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE

Tese: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  8.362 Palavras (34 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 34

FUNDAMENTOS

DA

CONTABILIDADE

PROF. SÉRGIO ARAUJO

APOSTILA DE FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE- ATUALIZADA EM DEZEMBRO/2010, CONFORME A LEI 11638/07, MP 449/08 E PRONUNCIAMENTOS DO CPC

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONTABILIDADE

Histórico.

Podemos dividir a História da Contabilidade em quatro fases:

• Fase Primitiva ou Primeiro Período (de 6.000 a.C. até 1202 d.C.).

Compreende a Pré-História e a história das antigas civilizações. A Contabilidade era feita de forma empírica . Também diz respeito ao período estacionário que ocorreu após a queda do império romano até a Idade Média (séc. XIII).

• Fase Antiga ou Segundo Período (de 1202 até 1494).

É a fase da sistematização da Contabilidade, ou seja, é o período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, iniciando-se com a publicação do Livro “Líber Abaci” de Leonardo Fibonacci, o Pisano, que descreve de forma rudimentar a técnica dígrafa (débito e crédito), substituindo o algarismo romano pelo arábico.

• Fase Moderna ou Terceiro Período (de 1494 até 1840).

É o período da consolidação do conhecimento contábil ou da licenciatura contábil. Inicia-se com a publicação do “Tratactus de Computis et Scripturis” do Frei Luca Paccioli, que introduziu o método de registro contábil de partidas dobradas. Nesta fase, foram editadas centenas de obras em todo o mundo, todas de teor prático.

• Fase Contemporânea ou Quarto Período (de 1840 até aos dias atuais).

Trata-se do período científico da Contabilidade. Tem início em 1840, com a publicação da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” de Francesco Villa. É a fase em que surgem as doutrinas contábeis, se estendendo até os dias de hoje.

1.1 - DEFINIÇÃO

Definições clássicas sobre a Ciência contábil:

“A contabilidade registra , estuda e interpreta os fatos financeiros e ou econômicos que afetam a posição patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica, apresentando-se ao usuário através das demonstrações contábeis tradicionais e de relatórios de exceção, específicos para determinadas finalidades.” (Alvísio Greco)

“Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.” (Hendriksen)

Das definições acima podemos verificar duas vertentes conceituais sobre a contabilidade:

• O conceito de controle patrimonial

• O conceito do processo de comunicação da informação contábil

1.2 – OBJETIVO

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica- financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras, e também o controle do seu Patrimônio.

● Objeto

O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência. Na Contabilidade, o objeto é sempre o Patrimônio das entidades.

1.3 – CAMPO DE ATUAÇÃO

Estudar o campo de aplicação da Contabilidade significa saber onde a Contabilidade é utilizada.

Assim, o campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas , ou seja, todas as entidades que possuam patrimônio a ser controlado.

Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:

• Entidades com fins econômicos: chamadas empresas, visam o lucro para preservar e/ou aumentar seu patrimônio. Ex: empresas comerciais, industriais etc.

• Entidades com fim sócio-econômico: intituladas instituições, visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Ex: associações de classe, clubes sociais etc.

• Entidades com fins sociais: também chamadas instituições, têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Ex: a União, os Estados e os Municípios.

1.4 – FINALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Robert N. Anthony resume a finalidade da contabilidade em três pontos:

• Finalidade de planejamento

• Finalidade de controle

• Finalidade de auxílio no processo decisório

O planejamento é entendido como o processo de decisão sobre as ações futuras da entidade.

Controle pode ser conceituado como um processo em que a administração se certifica, na medida do possível, que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas da entidade.

Esses controles podem ser úteis nos seguintes aspectos:

• Como meio de comunicação

• Como meio de motivação

• Como meio de verificação

1.5 – USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade. Evidentemente, os gerentes (administradores) não são os únicos que se utilizam da Contabilidade. Os investidores (sócios ou acionistas), ou seja, aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com