TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Estudo da contabilidade

Artigo: Material de Estudo da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Material de Estudo da contabilidade

Contabilidade

Sistema que controla as transações que geram receita e despesa para o negócio. Ele utiliza os dados para criar relatórios que demonstram o status financeiro e o status de tarefas do negócio.

Custo x Despesa

Todo o gasto relacionado ao processo produtivo do seu negócio é custo (por exemplo, gastos com farinha e fermento para produzir pães, em uma padaria), todos os outros gastos (por exemplo, o salário do caixa) são despesas.

Fluxo de Caixa

Resumo da origem e uso de dinheiro da empresa. Um relatório de fluxo de caixa mostrará as mudanças na sua posição de caixa durante um período de tempo.

Investimento

São os gastos necessários para iniciar as operações do seu negócio. Por exemplo, para montar uma lan-house você precisa comprar computadores, impressoras, fazer uma reforma no local, etc… ou seja, todo o gasto efetuado antes da abertura do seu negócio é chamado de investimento.

Balanço Patrimonial

Demonstração contábil fundamental constituída de duas partes: a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Líquido; a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo.

Tempestividade

Qualidade da informação contábil que se refere, em essência, ao fato de que as informações e demonstrações contábeis, para serem úteis para os usuários, devem ser editadas em tempo hábil para que o tomador de decisão possa extrair o máximo de utilidade da informação para os propósitos a que se destina.

Quem levou para o continente europeu as experiências e os conhecimentos adquiridos pelos árabes?

Leonardo Fibonacci, que em 1202 escreveu o precursor dos livros de escrituração, o “Líber Abaci”, popularizando também o sistema numérico arábico na Europa.

Qual a diferença do Regime de Caixa e do Regime de Competência?

Regime de Caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.

A despesa só é considerada Despesa Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi paga.

A receita só é considerada Receita Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida.

O que é o patrimônio, objeto de estudo da Contabilidade?

Definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

Qual a diferença entre o enfoque econômico e o enfoque financeiro?

O adjetivo “econômico” é empregado para designar o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com