TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO EM CONTABILIDADE

Monografias: ESTUDO DE CASO EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

As práticas contábeis surgiram de tempos muito primitivos onde a necessidade de cuidar do patrimônio levou o homem a cada vez mais modernizar suas formas de praticá-la. Foram vários períodos que marcaram essa evolução mundo a fora, como, por exemplo, a criação das escolas de pensamento contábil e a influência da contabilidade internacional.

A intenção do Brasil é chegar num nível de convergência total. Como foi citado anteriormente, isso ainda está longe de se tornar realidade, porém é importante conhecer as causas do que levam o país a estar tão afastado de um padrão moderno e eficiente quanto é a contabilidade internacional.

Seguindo essa intenção, este trabalho traz a opinião de quem convive diretamente com a realidade da contabilidade no Brasil. Primeiro um professor que busca estudar como é a história da contabilidade e como está hoje a sua teoria e, em contrapartida, um profissional da área contábil que possui experiência e conhecimento para o que mudou nos últimos tempos. Ou seja, de um lado a teoria e de outro a prática.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi um questionário de cunho qualitativo para cada entrevistado com dez perguntas relacionadas ao assunto e direcionadas às áreas devidas de cada um. Foi permitido aos entrevistados expor suas experiências e conhecimentos.

O que se vive na teoria, muitas vezes é diferente da prática e como há muitas mudanças no meio contábil é importante observar as teorias que estão sendo impostas e para logo, identificar o que ocorre na prática.

Para esse fim, primeiramente, obtêm-se a opinião de um professor o Sr. João Lacerda. Ele leciona para alunos de graduação, há 4 anos, na UNIP (Universidade Paulista), nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Além disso, tem 27 anos de experiência em empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com