TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da construção civil para o Meio Ambiente

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 6

Impactos da construção civil para o Meio Ambiente

 A construção civil além de ser considerado um dos setores mais importante da economia, é também uma das grandes responsável pelo desenvolvimento do país. Milhares de empregos diretos e indiretos são gerados. Em contrapartida, o setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação.

Sendo assim torna-se um setor entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos devido a utilização de recursos naturais.

Devido ao ritmo acelerado das cidades e ao grande avanço populacional as atividades da construção civil tornam-se frequentes a cada dia, alternando assim as condições ambientais, no processo de extração de materiais ou na fabricação dos mesmos, seja na face de execução das obras civis ou na disposição dos seus resíduos finais, tornando-se inevitável a degradação ambiental.

“Degradação ambiental é qualquer processo que diminua a capacidade de determinado ecossistema em sustentar a vida. Esse processo está ligado a alterações biofísicas que afetam o desequilíbrio ambiental, modificando a fauna e flora natural, eventualmente causando perdas da biodiversidade.”

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

 A degradação ambiental muito das vezes acaba criando situação de risco ao planeta e população com as seguintes consequências:

  • Aumento da vulnerabilidade de rios e córregos
  • Danos às outras edificações
  • Danos às ruas ou estradas
  • Perda da qualidade do ar causada pela poluição
  • Poluição sonora causada pelos ruídos
  • Desperdícios de insumos naturais

É necessário que a construção civil acabe com esses problemas adotando formas de exploração de matérias-primas mais conscientes e alternativas tornando-se mais sustentável.

Quando se fala em sustentabilidade, logo pensamos com algo estritamente relacionado com omeio ambiente. Mas de sustentabilidade econômica você já ouviu falar? Sabe o que é? Apesar de ter ligação com o meio ambiente, sustentabilidade econômica nada mais é do que a distribuição equilibrada das riquezas produzidas pelo homem.

Em outras palavras, seria a ideal utilização de toda riqueza produzida. Seja na igualdade de distribuição, seja na reposição para a natureza do que lhe foi retirado o que gera umdesenvolvimento econômico mais estável sem picos ou situações de risco para a economia.

sustentabilidade econômica não trabalha só com o presente. Seu foco também olha para o futuro, pois são através das ações economicamente sustentáveis de hoje que teremos umasustentabilidade econômica amanhã. As ações para se alcançar uma economia sustentávelprecisam ser constantes.

Com uma economia sustentável, todos os outros aspectos da sociedade também são beneficiados. O meio ambiente, porque os recursos são utilizados com inteligência. A sociedade também ganha, pois as riquezas são divididas igualmente minimizando as diferenças sociais. Assim como, há poucas chances de grandes crises como picos na inflação, grande quantidade de fechamento de postos de trabalho, já que a nação não precisa depender financeiramente de outra ou de fundos monetários.

Vale lembrar que a economia sustentável não prevê o fim do lucro. É ele quem sustenta as empresas. Mas para se alcançar este tão almejado equilíbrio é necessário a modificação de olhar, de idéias de toda a sociedade, visando o bem estar geral no presente e futuro. O governo tem um papel de fundamental importância nesta conquista, afinal, é ele que controla. Cada vez que ele elabora e aplica restrições ambientais mais intensas, obriga as empresas não a terem prejuízo, mas a investir em pesquisa e novas tecnologias para tornar uma produção cada mais vez sustentável.

Uma vertente a ser considerada é relativa à gestão ambiental, na qual cada vez mais

empresas estão aderindo para externar à sociedade sua preocupação com o desenvolvimento

sustentável e ao mesmo tempo em que busca a manutenção de suas fontes de recursos

naturais. Diante desta realidade, torna-se imprescindível a busca por uma economia sustentável, objetivando manter os recursos para futuras gerações, e é nesta perspectiva que a Destilaria Pioneiros vem encarando o mercado, desenvolvendo projetos voltados para a preservação ambiental, tendo como retorno, seu reconhecimento e abertura nos mercados nacional, internacional e nas comunidades local e regional, bem como a consciência de estar contribuindo para um futuro promissor.

Economia brasileira

Para que uma sociedade obtenha um desenvolvimento sustentável é preciso conseguir atingir equilíbrio ecológico entre os setores que fazem parte desta sociedade.  Dentre os setores da sociedade o que mais preocupa em relação a busca de um equilíbrio sustentável, talvez seja o setor econômico.  No Brasil, a economia é caracterizada por ser aberta, forte e sólida, ocupando o 10º lugar no ranking das maiores economias mundiais, de acordo com dados do ano de 2007. O Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano de 2009 era estimado em R$ 3,143 trilhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com