TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individual Unopar 6ª Periodo

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Com o mundo nos dias atuais vivendo um capitalismo selvagem, onde, os bens de consumo estão ligados diretamente na economia, fica difícil não haver um confronto entre um ambiente sustentável e o consumo desenfreado e inconsciente da população.

                     Assim cabe o poder público tomar medidas para criar um equilíbrio entre um ambiente sustentável com uma economia próspera, o que é uma difícil missão, porém extremamente necessária.

                    Logo, o presente estudo vem mostrar bons exemplos de sustentabilidade no setor público.


  1. DESENVOLVIMENTO

Embora ainda que seja um tema em destaque na atualidade, há uma grande deficiência no assunto, pois a uma certa resistência que vai da população em geral até as grandes industrias.

Logo, cabe ao poder público adotar medidas de contenção sejam elas coercitivas ou até de incentivo para que não sejam tão danosas para economia, dai podemos extrair bons exemplos como os incentivos fiscais e os programas de conscientização da comunidade que serão abordados a seguir.

 

Os incentivos fiscais, são adotados onde há uma renuncia de um tributo, seja ela total ou parcial, por um período determinado, mas não pode ser feito sem um estudo de compensação por parte do contribuinte, logo as empresas em um mundo tão competitivo podem diminuir os seus gastos implementando ações controle de resíduos dispersados no meio ambiente, recebendo tal incentivo do poder público.

Temos como exemplo o estado de Santa Catarina onde é possível a tratamento diferenciado para as empresas de industrias de confecção, micro cervejarias e exportação, onde é possível a redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadoria).

Com a redução do ICMS a diferença pode ser aplicada em projetos de reaproveitamento ou tratamento dos resíduos, oriundos da produção, o que gera emprego e renda pois tais investimentos demandam mão de obra e consequentemente geração de distribuição de renda o que comprova a importância  de tais projetos sustentáveis na economia  

Assim fica evidente que os incentivos fiscais são vantajosos tanto para o poder público quanto para as empresas, onde o primeiro gera emprego e renda, enquanto o segundo consegue se tornar sustentável sem despender mais recursos, o que  tornaria seus produtos mais caros e menos competitivos, o que da legitimidade para aplicação de tal benefício legal.

Já no Espírito Santo é realizada uma campanha de conscientização da substituição das sacolas plásticas pelas sacolas retornáveis "Todos embalados por um mundo melhor". O projeto é socioambiental e envolve os três setores através do Ministério Público do Espírito Santo (poder público), supermercadistas do estado (empresas), a ONG Ação Comunitária (Aces) e Associações de Moradores capixabas (sociedade civil). Visando despoluir o meio ambiente, além do projeto gerar trabalho e renda para uma cooperativa de costureiros do Estado.

Tal exemplo se mostra de certa forma simples porém de alta efetividade, pois diminui a poluição de sacolas plásticas que na maioria das vezes são descartadas no meio ambiente de forma  incorreta. Gerando uma economia para o poder público num futuro projeto de limpeza ou despoluição além de gerar renda para comunidade envolvida no projeto.

Vale lembrar que o tempo de degradação de uma sacola plástica é muito longo, onde, alguns estudos variam de 50 a 500 anos, nesse período ela pode entupir bueiros, causando alagamentos; matar animais sufocados nos rios, lagos e mares dentre outros inúmeros danos ao meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com