TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual 1 periodo adm unopar 2015

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1

Princípio da Intensificação: Nos dias em que “o tempo vale ouro”, as empresas optam cada vez mais por intensificar a quantidade de produto no mercado usando o menor tempo possível. Isso se da pelas substituições dos trabalhadores por máquinas. O mundo tecnológico fornece maquinas mais potentes que podem ficar vinte e quatro horas em produção, sem precisar de horário para descanso. Com essa tecnologia, os funcionários que trabalham hoje em uma empresa, tendem a buscar mais cursos de aperfeiçoamento para absorver os conhecimentos que vão surgindo, visto que há maior exigência quanto as qualificações no mercado de trabalho.

Principio da Economicidade: As empresas tendem a reduzir o estoque para produção, deixando somente o necessário para levar o produto para a venda. Atualmente usa-se o sistema Just in time que auxilia a redução de estoques e os custos decorrentes do processo. Essa técnica Just in time tem característica única, podendo ser usada na linha de produção ou em qualquer outro setor da empresa; otimizando a economia. No Sistema Toyota de Produção, o Just in time é identificado como um dos elementos chave para ter hoje eficácia e sucesso no controle de qualidade.

Princípio da Produtividade: No fordismo foi feito a especialização na linha de montagem dos funcionários para que os mesmos pudessem ter aumento na produção no mesmo espaço de tempo. Atualmente as empresas tem investido em cursos de capacitação, cursos de aprimoramento profissional para o seu funcionário, objetivando a melhoria na produtividade. As empresas querem seus colaboradores se destacando cada vez mais dentro de seus setores de trabalho; voltando para a empresa como resultado, a lucratividade. Como reflexo, o funcionário tem procurado especializar e estudar, para garantir a inserção no mercado de trabalho.

2.1.2

Como exemplo de trabalho informal aplicado a idéia do “fordismo informal”, cito o vendedor de cachorro quente ambulante, famoso “hot dog”. O vendedor que observei coloca um carrinho na rua, na esquina onde há um grande fluxo de pessoas, as 16:00 horas e fica até as 23:00 horas. Nesse período, tenta produzir o máximo e vender o máximo. Para conseguir alcançar seu número de vendas, ele tem seu diferencial que é a matéria prima usada, sempre de uma mesma marca e de ótima qualidade.

QUADRO DE DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O FORDISMO E O “FORDISMO” INFORMAL

DIFERENÇAS

FORDISMO "FORDISMO" INFORMAL

Setor industrial Setor "de serviços"

Economia Formal Economia Informal

Transição relativamente fácil entre escola e trabalho Transição difícil escola e trabalho, o que leva os a essa atividade

Produção em massa Venda em massa

Quem, como jovem aprendiz tivesse seu primeiro emprego na Ford poderia ter certeza de terminar sua vida profissional no mesmo lugar (Bauman, 2001: 168) Subemprego usado enquanto não se encontra emprego melhor

SEMELHANÇAS

FORDISMO "FORDISMO"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com