TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições Financeiras

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

Leandro Baptista Estancov

RA

3725691004

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sidemar Ronaldo Beloto.

Anhanguera Educacional

2015

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

        O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB), responsável por estabelecer ameta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a Taxa Over-Selic, ou taxa Selic. O Comitê foi criado em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer um ritual adequado ao processo decisório de políticamonetária e aprimorar sua transparência.

A última Ata

A última ata do Copom, realizada em Setembro/2015, tratou basicamente de assuntos relacionados a economia do Brasil, tratando de três temas principais:

  • Evolução recente da economia
  • Avaliação prospectiva das tendências da inflação
  • Implementação da política monetária;

O tema da “evolução recente da economia”, pode nos apresentar, em números exatos e claros, como anda a economia do Brasil, verificando itens tais como o IPCA, a taxa de juros, a variação do PIB, entre outros.

A “avaliação prospectiva das tendências da inflação” pode nos mostrar a evolução da inflação e quais os impactos desse crescimento na economia, nos mostrando como a evolução da Taxa Selic e a variação da taxa de cambio, afeta a meta de inflação do governo Federal.

A “implementação da política monetária”, como o próprio nome já diz, pode nos demonstrar como a Copom e seus membros, vão implantas as políticas monetárias propostas pelo governo, sendo a mais importante delas, a mudança ou não da Taxa Selic, que hoje é de 14,25%.

Opinião

Tendo em vista a atual situação econômica do país, são temas de fundamental importância essas reuniões do Copom para discussão de políticas monetárias do governo, já que a crise econômica e política são fortes e o país enfrenta uma forte recessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (463.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com