TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições financeiras

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

Maria Aparecida da Silva Dourado

RA

3715644130

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Ano 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sidemar Ronaldo Beloto

Anhanguera Educacional

Ano 2015

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

O comitê de Política Monetária é um órgão da política monetária do Banco Central, com a incumbência de determinar a meta para a taxa básica de juros, no Brasil é a taxa Over-Selic ou Taxa Selic. O Comitê foi formado em junho de 1996 com a finalidade de indicar o uso adequado ao processo decisório de política monetária e elaborar sua nitidez.

No regime de metas para inflação, implementada no Brasil em 1999, a principal finalidade do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil.

O Copom é composto pelos membros da Diretoria colegiada do BCB: o Presidente e os Diretorias de Política Monetária, Política Econômica, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Fiscalização, Regulação, Relacionamento Institucional e Cidadania, e Administração. O Presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.

A última Ata

Na última reunião do Copom, o colegiado aumentou a Selic de 12,75% para 13,25% ao ano considerando que a alta dos preços administrados em 2015 seria de 11,8%, e não mais de 10,7% como no documento anterior. Em 2016, a previsão de alta de 5,3% desse conjunto de preços foi substituída por uma elevação de 5,3%.

O Banco Central informou também que amentou em 9,8 o preço da gasolina e de alta de 1,9 no preço do botijão de gás.

O Banco Central ainda eliminou do trecho a explicação para suas projeções de gasolina e eletricidade, no caso do combustível, até a ata de março, a instituição dizia que a alta da gasolina era reflexo de incidência da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) e da PIS/COFINS; para energia elétrica, afirmava que a projeção foi em razão ao repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratados em 2014, da Conta de Desenvolvimento Enérgico (CDE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com