TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinar

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  14.962 Palavras (60 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 60

1 INTRODUÇÃO

No mundo que vivemos atualmente, muitos querem ser empreendedores, porém, sem experiência, sem pesquisa, sem estudos do ambiente, da concorrência e do mercado, muitos terminam por fechar suas portas antes mesmo do segundo ano de abertura.

        O presente trabalho que apresentamos é uma pesquisa bibliográfica trabalhando com a interdisciplinaridade do semestre que estamos cursando e, aborda temas específicos referentes a cada matéria. Para concebê-lo, além de pesquisa bibliográfica em publicações acadêmicas e pesquisas em sites, contamos também com orientação dos professores específicos de cada disciplina. Pudemos aprender mais sobre as Organizações, Comportamento Organizacional, Motivação e os motivos que levam os indivíduos à mesma, as Teorias Motivacionais, Empreendedorismo, assunto contábeis como a diferenciação entre Custos, Gastos e Despesas, as leis que regem a contabilidade em nosso país, bem como a parametrização com as leis internacionais. Aprendemos também um pouco mais sobre os juros e suas taxas, séries antecipadas e postecipadas de parcelamentos de dívidas e os métodos de amortizações SAC (sistema de amortização constante) e SAF (sistema de amortização Frances ou Tabela Price). Pudemos também compreender um pouco mais sobre a economia e o desenvolvimento da nossa região bem como compreender as planilhas eletrônicas utilizadas em contabilidade.

        Através dessa interdisciplinaridade, procedemos à continuidade mais aprofundada da empresa Doce Paladar e Cia Ltda., dessa vez mais fundamentada, mais evoluída e mais bem preparada para o dia a dia de uma empresa, percebendo o quanto esse mercado de Buffet é promissor.

        

        

2 METODOLOGIA

        Este projeto interdisciplinar foi elaborado através dos conteúdos apresentados em sala de aula, bem como pesquisas bibliográficas realizadas em obras acadêmicas, livros, sites relacionados aos temas propostos, pesquisas de mercado, contando com a supervisão e orientação dos professores de cada disciplina. Tínhamos como objetivos inter-relacionar as disciplinas através de uma empresa por nós concebida, trazendo para nossa realidade física os conteúdos muitas vezes utópicos e distantes, percebendo assim, o quão próximos estão de nós.

Procuramos relacionar cada um dos conteúdos à nossa empresa de cupcakes, bolos e Buffet, facilitando assim os relacionamentos pessoais e profissionais no dia a dia da empresa.


3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Chiavenato (2005), o Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Para Bowditch e Buono (2006) o Comportamento Organizacional refere-se à algumas  competências necessárias à formação do gestor como dialogar com outros gestores, com os subordinados e com os superiores; obter e compartilhar informação, conduzir reuniões, alocar recursos aos diferentes grupos e lidar com conflitos entre grupos e dentro de um mesmo grupo.

Comportamento Organizacional pode ser definido como o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no desenvolvimento da organização. Estuda as expectativas e as motivações a nível individual e grupal e possibilita mapear os profissionais que precisam de aprimoramento. Mas o que é uma Organização?

Pinho (2011) diz que Organização é uma unidade social coordenada de modo consciente, composta por duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum.

Administrar uma empresa hoje vai muito além do exercício das funções básicas de gerencia como planejar, organizar e controlar. É necessária uma visão e compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho.  Para Chiavenato (2204), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca.

3.1 As Pessoas e a Organização

        

                                                                                Até pouco tempo, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros, redução de custos; eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas como melhores salários, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e no emprego, desenvolvimento e progresso pessoal. (CHIAVENATO, 2004, p. 5)

Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. (CHIAVENATO, 2004, p.7)

Segundo Chiavenato (2005), várias são as razões pelas quais as pessoas têm desempenhos diferentes no trabalho. A diversidade gera vários padrões de comportamento que quase sempre estão relacionados a necessidades e metas. Muitas variáveis têm sido utilizadas para explicar as diferenças individuais de desempenho entre as pessoas, como habilidades e competências, recompensas intrínsecas e extrínsecas, níveis de aspiração, etc. Porém, a motivação quase sempre ocupa o primeiro lugar entre tais fatores.

Para que haja participação conjunta dos parceiros buscando um objetivo comum é necessário que todos estejam motivados.

Uma das questões fundamentais em Comportamento Organizacional diz respeito à por que as pessoas se motivam.  Praticamente todo gerente, em alguma ocasião, já formulou as perguntas: “O que faz algumas pessoas trabalharem com empenho enquanto outras parecem fazer o mínimo possível?” ou “Como posso influenciar o desempenho daqueles que trabalham para mim?” (BOWDITCH e BUONO, 2006, p. 48)

3.1.1 Motivação

Segundo o dicionário Michaelis (2008), motivação (motivar+ ação) é o ato de motivar. É o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que agem entre si e determinam a conduta do indivíduo.

Para Chiavenato (2005), motivar as pessoas a atingir padrões elevados de desempenho organizacional é hoje questão de sobrevivência dentro das organizações. A competitividade externa depende basicamente da cooperação de colaboração internas. A palavra motivação vem do latim movere que significa mover. Ela se relaciona na maneira pela qual o comportamento começa, recebe energia, mantém e é dirigido e com o tipo de reação subjetiva que ocorre no organismo. Em outras palavras, motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.4 Kb)   docx (601.2 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com