TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx: Para a História da Sociedade

Por:   •  27/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

EEB Professor José Arantes

Amanda de B. Flor, Lívia., Eduarda, Lariane e Sabrina

Karl Marx

Bibliografia e teorias

Camboriú-SC

2018

Amanda de B. Flor, Lívia., Eduarda, Lariane e Sabrina- 203

Karl Marx

Bibliografia e teorias

Trabalho de pesquisa sobre Karl Marx, EEB Professor José Arantes.

Professora Eliane Cristina Rosalino Garim

Camboriú-SC

2018

  • Introdução

Neste trabalho procuramos apresentar a vida, as obras e identificar as contribuições de Karl Marx para a história da sociedade. O pensamento dele, é de extrema importância para a compreensão da sociedade atual. Não obstante sua importância, suas obras possuem notáveis complexidade, abrangendo estudos nas áreas: economia, sociologia, filosofia, história, religião, entre outros. Teremos como intenção o aprofundamento a sua vida. Haverá uma breve apresentação das origens de seu pensamento e de sua bibliografia, a fim de permitir um melhor entendimento.

 


  • Sua vida[pic 1]

Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Trier, na Prússia, atual Alemanha. Karl estudou história, direito, filosofia, arte e literatura na Universidade de Bonn.

No final de 1836 muda-se para Berlim, onde as ideias de Hegel, grande filosofo e idealista alemão, eram mais fortes, e alinha-se com os “Hegelianos de esquerda”. Entre 1838 e 1840, dedicou-se na elaboração de sua tese. Em 1841 doutorou-se em filosofia, na universidade de Iena, com a sua tese “A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro”.[pic 2]

Por motivos políticos, Karl não pode ser nomeado professor, já que as universidades não aceitavam mestres que seguiam os princípios de Hegel. Frustrado, dedica-se ao jornalismo, escrevendo artigos, mas a censura o impede.

Em 1842, muda-se para a Colônia, e assume o jornal “Gaveta Renana”, mas após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo russo a fecha.

Em 1843, casa-se com Jenne e mudam-se para Paris, onde Marx e seu amigo, Ruge, abrem a revista “Anais Franco Alemães” e publicam alguns artigos de Engels. Marx também publica “Introdução á crítica da filosofia do direito de Hegel” e “Sobre a questão judaica”, entrando assim em uma sociedade secreta, mas logo é expulso da cidade.[pic 3][pic 4]

No fim de 1844, Marx começa a escrever para o “Vornaerts”, em Paris. Mas as suas opiniões desagradavam o imperador da Prússia, que obriga o governo francês a expulsar os colaboradores, então Marx parte para a Bélgica.

 

No dia 21 de fevereiro de 1848, com base no trabalho de Engels, “Os princípios do comunismo” Marx escrevem o “manifesto comunista”, onde fala sobre as suas ideias com a luta. de classe e o materialismo histórico.

Depois de vários exílios e privações, Max finalmente se instala em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores", que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista.

Karl Heinrich Marx morreu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de março de 1883.

  • Suas teorias

Sua teoria é uma persistente crítica às sociedades capitalistas e seus moldes de organização e divisões sociais. O marxismo enquanto corrente de pensamento constituiu-se enquanto concepção materialista da história, afastando-se de qualquer tipo de determinismo, e buscando compreender as coisas através de seus movimentos, através da dialética. Assim torna-se extremamente difícil, compreender as teorias e os conceitos do marxismo sem que se leve em conta previamente o processo histórico.[pic 5]

Karl Marx separava a sociedade em meios de produção. Existiram diversos modos de produção ao longo da história, iniciando na pre historia com o comunismo primitivo (Não há propriedade privada, há igualdade social a partir da produção comunitária), seguido do modo asiático (há propriedade privada e desigualdade social, vinda de um absolutismo de um farao), Escravista (há propriedade privada e desigualdade social, com grande influência da religião), feudal (existia propriedade privada, desigualdade social e a terra atuava como um meio de produção), Capitalista, nossa atual, (há propriedade privada, há desigualdade as relações humanas são formadas por oposições e exposições) Socialista, nosso futuro segundo Marx, (não haverá propriedade privada, não haverá desigualdade social)

  • O Materialismo histórico e a dialética

Desde os filósofos clássicos existe uma divisão muito forte na filosofia ocidental: idealismo e materialismo. Essas duas correntes filosóficas são o plano de fundo para entender o método de compreensão da realidade desenvolvido por Marx e Engels. De maneira bem resumida, o idealismo afirma que as ideias, a razão e o pensamento têm, prioridade sobre os objetos, isto é, sobre a matéria sensível, palpável. A partir de um paradigma platônico, as ideias são mais reais que os objetos com os quais entramos em contato. Por sua vez, materialismo não é avareza e apego ao dinheiro ou as coisas, como vulgarmente é entendido. Materialismo é justamente a operação inversa ao idealismo. Parte-se do objeto, da matéria sensível para as ideias, o pensamento e a razão.

Marx não abraçou inteiramente o materialismo filosófico de sua época, mas promoveu sua reformulação, propondo um materialismo novo, especialmente desenvolvido para ser revolucionário e não apenas acadêmico e intelectual.

Na construção do seu método, Marx se deparou com a filosofia de Hegel, que embora morto, exercia muita influência sobre as universidades alemães. Marx foi um admirado e crítico da filosofia hegeliana. Admirador, pelo fato de aceitar a dialética hegeliana; crítico, porque se opunha ao idealismo hegeliano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (377.8 Kb)   docx (902.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com