TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA FUGA DAS GALINHAS

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  2.831 Visualizações

Página 1 de 7

TDE-1 – U07 – A01 – Comportamento humano nas Organizações

ALUNO: ARTHUR DOUGLAS PRISON

1. Sinopse

1.1. Esta é uma animação britânica que conta a história de uma galinha que decide fugir do galinheiro após descobrir que seu futuro é virar comida. Ela e seus amigos vão viver várias aventuras para conseguirem alcançar seus objetivos. "O filme é interessante para os Administradores, pois traz lições como trabalho em equipe, estratégia e criatividade", conta.

2. Roteiro para o estudo observacional

2.1. Descrever: a) a história do filme; b) qual é ponto central do filme; c) quais os principais conflitos tratados no filme.

a) A história do filme se passa na cidade de Yorkshire, na década de 50 em uma fazenda chamada “Granja dos Tweedy”. Nesta fazenda as galinhas são prisioneiras e obrigadas a botarem um ovo até o café da manhã, caso contrário são mortas para virarem jantar.

Ginger é uma galinha com espírito de liderança que teme pela sua vida e das sua companheiras e se sentiu indignada ao ver uma de suas amigas ser morta por não ter botado nenhum ovo. Ela então resolve que todas precisam fugir da granja para que não tenham o mesmo fim da companheira. E começa a produzir um plano para fugir desse destino certo porém cruel, porém ela precisa convencer as demais galinhas do seu plano, pois existem galinhas que acham honroso viver e morrer para servir os seu donos, que são as cômodas com seu destino.

Após inúmeras tentativas de fuga sem sucesso, surge na granja um galo chamado Rocky, o galo “voador, que veio dos céus, com a promessa de ensinar, treinar e preparar as galinhas para voarem. Com a ajuda de Rocky, as galinhas iniciam o seu plano de fuga, mas todas as tentativas são frustradas, (porque galinha não sabe voar) e porque muitas tem medo de serem pegas e mortas por terem tentado fugir, ou então dos cachorros que fazem a vigilância da granja.

 O tempo de Rocky e Ginger começa a se esgotar quando a Sra. Tweedy, dona da granja, compra uma máquina para fazer tortas de galinhas. Para piorar, se descobre que o galo “voador”, não passa de um charlatão, que só quer se dar bem com as galinhas e na primeira oportunidade ir embora de volta ao circo, de onde ele veio.

Assim as galinhas arrasadas, ficam ainda mais desanimadas e conformadas com seu terrível destino. Com todas as chances de fuga a zero, Rocky ao ver a situação terrível a qual deixou as galinhas, e com peso na consciência e ter enganado as galinhas, inclusive Ginger, com quem tem um romance, Rocky decide voltar ao plano inicial de ajudar as galinhas, em conjunto com Ginger, a fugir, para não virarem tortas.

Ginger tenta então, uma nova maneira de motivar as galinhas, convencendo as amigas, que fora da granja existe um mundo melhor, com liberdade e sem cercas, tentando mostrar que as cercas não cercam só a granja, que elas estão nas nossas cabeças.

 

É dessa maneira,  que Ginger, junto com Rocky, motiva toda a granja, mostrando que, todos são imprescindíveis ao processo, e com o trabalho em equipe é possível atingir seus objetivos. Podendo então ao final de todo o processo, conseguir a grande fuga e melhoria de sua qualidade de vida.

 

b) O ponto central do filme, é que a fuga das galinhas é um não fala apenas de algumas galinhas que irão virar jantar, e sim, por uma ótica em administração de empresas,  da importância do planejamento, de uma boa estratégia, uma grande liderança e do trabalho em equipe.

c) Vemos que no filme, o objetivo era a fuga, o ideal de uma vida melhor, e para se alcançar este objetivo, o trabalho em conjunto necessário. Porém só se alcançado os resultados, em trabalho em conjunto, juntando e extraindo o melhor todas as peças do processo de produção. Pois com o filme, percebemos que, de nada adianta um grande líder (líder completo), se não for possível se utilizar de todos os seus recursos e pessoas (no caso as galinhas), ou ter todos os recursos disponíveis e pessoas capacitadas, para fazer acontecer, se não existir a figura do líder para a tomada de decisões e divisões de tarefas.

2.2. Descrever, à luz capítulo Fundamento do Comportamento em grupo, possíveis vinculações entre o comportamento dos personagens e as características do comportamento em grupo. Destaque o personagem ressaltando os aspectos verificados.

Primeiramente, o livro define “Grupo” como: dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. No filme é nítido do começo ao fim, que dentro do galinheiro, seus integrantes (as galinhas), são um grupo específico. Como também, na parte do Tweedy, formam um grupo, com a “líder”, a senhora Tweedy, seu marido e os cachorros.

No início do filme, as galinhas formam um grupo informal, porém no decorrer do filme, esse grupo se torna nitidamente um grupo formal, ou seja, um grupo de trabalho definido pela estrutura da organização.

Ginger é sem duvida detentora do posto de líder e inserida no grupo de comando, que é assim definido: composto por um chefe e seus subordinados imediatos.

Quem poderia se igualar a Ginger, no posto de líder, porém sem todas as características completas, e pela descontinuidade da liderança, é Rocky.

O galinheiro todo, esta inserido no grupo de interesse, ou seja, àquele que pessoas se reúnem para atingir um objetivo comum.

Ginger e Rocky, estão inseridos no grupo de amizade, pois se reúnem por compartilharem características em comum. (claro que as demais galinhas do grupo, também estão de certa forma inseridas nesse grupo, mas por não saber o nome de todas elas, me ative a Ginger e Rocky).

E temos um grupo de tarefa, em geral, todos ali na granja estão inseridos em vários grupos distintos de tarefa, pois cada sub grupo, se aloca em certas tarefas para que se alcance os objetivos em comum.

Por fim, se pode ver do inicio ao final da animação, o modelo dos cinco estágios, tratado no livro, em que temos os de formação, de tormenta, de normalização, desempenho e interrupção.

2.3. Descreva situações observadas, que demonstrem a influência do líder sobre grupo, assim, como esse modifica comportamento?

Existem inúmeras situações observadas no filme, onde é tratado a figura do líder. Vemos que no início do filme já trata sobre isso, quando a galinha Ginger, a grande líder da granja, faz todo o planejamento e projeto para se atingir a grande e esperada fuga (mesmo que a maioria das galinhas não fazem a menor idéia do que estão fazendo ou o que fazer), como também, quando o plano bolado pela galinha Ginger não da certo, todas as galinhas não sabem como reagir, e sempre se voltam para a líder, questionando-a sobre qual caminho seguir ou qual o próximo passo. Todas as galinhas do filme, não conseguem fazer nada, sem antes consultar a Ginger.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com