TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  6/2/2021  •  Seminário  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Richardson Henrique de Oliveira Silva

Exercícios 1 

 

  1. – Como se deu a evolução da Contabilidade?

         A contabilidade surgiu da necessidade de controle do patrimônio, acredita-se que os primeiros registos contábeis foram feitos pelos os homens primitivos, que controlavam o seu rebanho por meio de riscos nas paredes das cavernas. Em resumo a evolução da contabilidade pode ser observada pela linha do tempo que se inicia no renascentismo, passa pela revolução industrial e por fim o mercado financeiro.

No período renascentista que está ligado a contabilidade financeira, tendo como área principal a área comercial, na qual o custo era definido como sendo igual ao valor de compra (custo de aquisição).

Após a revolução industrial surgi a contabilidade de custos, quando surgi a necessidade de apuração dos custos de produção.

Após o século vinte surgiu a contabilidade gerencial, que é a contabilidade de custo aplicada ao processo decisória, auxiliando no controle e planejamento subsidiando decisões, ela surgiu do advento do mercado financeiro.

Linha do tempo = Renascentismo – Revolução industrial – Mercado financeiro

  1. – Conceitue Contabilidade Gerencial.

A Contabilidade Gerencial é um ramo da ciência contábil, que se desenvolve a partir de outros ramos da contabilidade ou administração financeira, seu ponto fundamental, é a utilização da informação contábil como ferramenta para tomada de decisão no mercado financeiro.

Um dos principais objetivos da contabilidade gerencial é fornecer instrumentos que geralmente são informações qualitativas e quantitativas, aos administradores de empresas e ao mercado externo, para que os auxiliem em suas funções gerenciais e na tomada de decisões de investimentos.

De certo modo a contabilidade gerencial é a junção da contabilidade financeira e de custos, porém com uma perspectiva diferente com um grau de detalhe mais analítico, fornecendo informações que auxiliam na tomada de decisões, dessa forma, não há Contabilidade Gerencial sem a construção de um sistema de informação contábil gerencial.

 

  1. Quais os objetivos e finalidades da Contabilidade Gerencial?

O grande objetivo é planejar e colocar em prática um sistema de informação para

uma organização, com ou sem fins lucrativos. Porém por meio da contabilidade gerencial também é possível atender outros objetivos tais como :

a) avaliação de estoques (tanto de forma qualitativa quanto quantitativa);

b) atendimento das exigências ficais (vem por meio da contabilidade de custos, que podem ser ajustadas para a contabilidade gerencial, ou para atender a legislação)*;

c) determinação do resultado;

d) planejamento;

e) formação do preço de venda;

f) controle gerencial;

g) avaliação de desempenho;

h) controle operacional;

i) análise de alternativas;

j) estabelecimento de parâmetros;

k) obtenção de dados para orçamentos;

l) tomada de decisão.

 

  1. – Defina as funções de um contador gerencial.

        

Segue abaixo algumas funções do Contador Gerencial:

     •Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

• Fazer compilação, síntese e análise da informação;

• Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

• Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

• Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

• Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração

  1. – Diferencie e explique a Contabilidade Financeira e Gerencial.

De certo modo a grande diferença entre a contabilidade financeira e a gerencial, é que a financeira se resume apenas a parte estrutural e legal da empresa, de certa forma se resume aos serviços operacionais de registro das informações, enquanto a gerencial trata as informações com um grau de detalhe mais analítico, com uma análise qualitativa e quantitativa para auxiliar de na tomada de decisão.

A Contabilidade Financeira se preocupa com a parte legal, estrutural da empresa e com o fluxo de caixa Os aspectos legais do produto e sua comercialização do mercado. Ela está ligada à contabilidade gerencial como a de custo está para a financeira.

 A Contabilidade Gerencial se preocupa também com o produto, mas com enfoque em sua comercialização, com o mercado que irá consumir e atingir para o consumo do produto final Isto é bem visualizado na área de marketing, onde a cada dia vem se aperfeiçoando e sofisticando a venda e a comercialização Contudo, merece também evidência todo o pessoal envolvido para o engrandecimento da empresa, alguns até ligados

à divulgação e à distribuição do produto

 

  1. – Explique o papel da Contabilidade de Custos nas empresas, está se mal-usada o que poderá acontecer?

A Contabilidade de Custo se preocupa em estabelecer o preço do produto ou serviço aplicados ou consumidos na produção de outros bens. O controle no gasto direto sobre o produto é de grande importância para empresa, controlar os custos dos negócios é uma medida essencial para garantir a manutenção da saúde financeira de uma empresa. Quando realizado de forma errônea, esse controle interfere nos resultados, implicando queda na produtividade e no faturamento.

Assim, a empresa que realiza uma gestão de custos mal feita corre o risco de estipular preços impraticáveis. Dessa forma, ela arrisca a ver diminuídas as margens de lucro, o volume de vendas e, até mesmo, sua sobrevivência fica em xeque.

 

  1. Qual a importância do conhecimento financeiro para as tomadas de decisões? 

Analisar as demonstrações financeiras, em empresas de qualquer ramo, ajuda a definir os pontos positivos e negativos de todo o desemprenho operacional e capital. E em posse dessa análise é possível detectar problemas de gestão, tomar decisões estratégicas e expandir as atividades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com