TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUCRATIVIDADE NA PRODUÇÃO EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

Por:   •  10/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS[pic 1]

ALLYSSON RAMALHO LEITE

LUCRATIVIDADE NA PRODUÇÃO EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

CAJAZEIRAS-PB

2019


ALLYSSON RAMALHO LEITE

        

LUCRATIVIDADE NA PRODUÇÃOEM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

Projeto de pesquisa apresentado à

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de

Cajazeiras – FAFIC, como requisito para a

obtenção de

nota na disciplina TCC I .

CAJAZEIRAS

01/01/2019

  1. INTRODUÇÃO

    A atividade do agronegócio sempre foi um dos ramos de negócio que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento econômico do Brasil.

    A Contabilidade na atividade rural possui inúmeras finalidades relacionadas ao controle e planejamento das atividades do meio. Independentes das atividades realizadas na propriedade, a Contabilidade torna-se um mecanismo de apoio a tomada de decisões, pois fornece informações sobre condições de expandir-se, sobre a redução de custos e despesas, necessidade de buscar recursos e possibilidades de investimentos.

    O produtor rural deve conhecer e mensurar os custos para assim fazer um levantamento das suas potencialidades e de suas fraquezas, assim como aproveitar melhor suas oportunidades. Por meio da Contabilidade os gestores têm visão dos gastos de realização de atividades e assim visualizar onde os recursos estão sendo utilizados e em alguns momentos mal aplicados. A partir dai é permitido os ajustes das atividades visando alcançar maior lucratividade com menor custo operacional, garantindo a competividade.

    O sistema agrícola nos dias atuais requer algumas noções básicas de Contabilidade para uma gestão inteligente das atividades do campo, a fim de obter resultados satisfatórios, controlar e administrar os recursos de maneira que garanta a saúde financeira da propriedade rural e sustentabilidade do sistema.  As ferramentas e informações oferecidas, contribuem  para um melhor gerenciamento das informações  internas e externas e as tomadas de decisões, assegurando a maximização dos lucros e a existência da empresa rural.

    Na atualidade, são exigidas dos gestores, soluções rápidas e eficazes na resolução de problemas. A informação contábil se torna necessária para que o processo de gestão não se torne falho ou impreciso. A contabilidade como ferramenta de gestão auxilia o produtor na tomada de decisão e controle financeiro com eficiência e eficácia.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

    Os produtores rurais muitas vezes sofrem ou simplesmente falham, em não levantar dados financeiros importantes para o controle e acompanhamento dos investimentos e custos na produção, acabando com isso enfrentando dificuldades no gerenciamento do negocio, pois,  precisam tomar decisões a cerca de qual atividade gera mais lucratividade em suas terras.

    Baseado na premissa que todo negocio, independentemente do seu tamanho merece o acompanhamento e o devido gerenciamento financeiro/contábil, este trabalho tem como problema de pesquisa: Qual o tipo de atividade é mais lucrativo no ramo de agropecuária em uma pequena propriedade rural no município de Conceição-PB?

  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

    ►Analisar a lucratividade de duas atividades rurais desenvolvidas em uma pequena propriedade rural no município de Conceição no estado da Paraíba.

3.2 Objetivos específicos

    ►Demonstrar os aspectos conceituais da contabilidade rural para uso em atividades rurais;

    ►Realizar um comparativo da lucratividade entre a produção de batata doce e produção de leite em uma propriedade rural no município de Conceição-PB;

    ►Apresentar sugestões da contabilidade rural para melhor aproveitamento da propriedade com relação as atividades desenvolvidas.

  1. JUSIFICATIVA

    As atividades agropecuárias contribuem em boa parte para o desenvolvimento do nosso país e nesse contexto se destacam as pequenas propriedades rurais, que são muito importantes para o desenvolvimento das cidades.

    Nesse sentido torna-se relevante o entendimento de que a Contabilidade tem como ajudar o produtor a se utilizar da contabilidade rural em seus negócios ligados a atividade rural, justificando assim, o estudo em uma propriedade que desenvolve vários tipos de atividades rurais, pretendendo assim verificar a lucratividade da propriedade rural que se dedica ao cultivo de batata doce e criação de gado para a produção de leite.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    A empresa rural pode ser definida como sendo a atividade de pessoa física ou jurídica que explora a capacidade produtiva da terra, da criação de animais e a transformação de seus produtos, em busca da renda.

    Mais do que espaço, ou seja, uma grande propriedade, para ter um espaço rural lucrativo, precisa-se de conhecimento, planejamento e muita disposição. O produtor rural necessita de informações que possam ser adaptadas as variáveis do ambiente formando uma estrutura que permita a tomada de decisão e aproveite oportunidades de mercado.

  1. Apresentação do campo de estudo

    A pesquisa será realizada na propriedade do Senhor Alysson Ramalho Leite, localizada no município de Conceição-PB, que tem uma área de 579.432 quilômetros quadrados e uma população de 18.363 habitantes(IBGE/2010).

  1. Características do produtor:

Nome do proprietário: Alysson Ramalho Leite

Localidade: Fazenda Roçado, município de Conceição-PB;

  1. Produção:

Batata doce e milho;

  1. Estrutura:

Casa e galpões;

  1. Animais:

Vacas leiteiras.

  1. Atividade de produção de leite

    Uma das rendas da propriedade é a produção leiteira, sendo que este produtor tem dezenas de vacas, além de gado de corte, caprinos, suínos e galinhas. Para manter o rebanho, é plantada a palma, milho para silagem para o período de seca, e capim.

    Ao invés de pensar em quantidade de animais, o fator nessa situação é a qualidade e a capacidade de produção adequada de leite. Por isso é preciso investir em tecnologias, principalmente voltadas  para a produção de um pasto de qualidade, que permita boa alimentação para os animais durante todo o ano, pois a região sofre com a estiagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com