TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneiras de investir

Pesquisas Acadêmicas: Maneiras de investir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.693 Palavras (19 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

A decisão de um investimento é resultado de pesquisas e conclusões sobre dados e necessidades de mercado em determinada região, situação etc, verificando sempre disponibilidade de capital por parte dos sócios, tudo muito bem estruturado e baseado em cálculos de Análise de Investimento onde através deste se avalia a viabilidade e os resultados deste investimento.

Existem hoje no mercado diversas formas de se investir, para obtenção de lucro futuro, sendo esse o principal objetivo de um investimento.

Veremos agora neste trabalho exemplos de investimentos, e a criação de uma empresa onde aplicaremos nossos conhecimentos de Análise de Investimentos.

Análise de Investimento

Confira os principais tipos de investimento e saiba como aplicar

Nos últimos anos, disparou no Brasil a quantidade de investidores interessados em buscar maior rentabilidade, tentando mudar sua alocação de recursos para além dos investimentos tradicionais, como a poupança, por exemplo.

O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.

Quando uma pessoa resolve fazer um investimento, ela deve atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.

Tipos de investimento:

AÇÕES =>É um título pelo qual o investidor passa a deter parte de uma determinada empresa, podendo ter direito a voto (ações ordinárias) ou não (ações preferenciais). Seu rendimento vem de duas formas: compra e venda conforme o desempenho da ação na bolsa de valores --local em que ela é negociada-- ou através dos dividendos (repartição dos lucros e benefícios dados pela empresa em questão).

Investir em ações pode ser feito diretamente --através do chamado home broker (operação em casa) ou usando uma corretora como intermediadora-- ou através de fundos de ações.

OURO =>Investimento dado como seguro para momentos de crise nos mercados financeiros por ser um ativo físico de alta liquidez. Assim como o dólar, a rentabilidade é ligada à sua cotação diária.

POUPANÇA => É considerada o investimento mais conservador. Tem rentabilidade de 0,5% ao mês mais a variação da TR (Taxa de Referência), um fundo garante investimentos de até R$ 60 mil em caso de quebra da instituição financeira que a gere e é isento de Imposto de Renda para pessoa física. Também tem alta liquidez --podem-se retirar os recursos a qualquer momento.

Seu maior problema é a rentabilidade muito baixa --só supera os ganhos com ações caso o mercado financeiro esteja muito turbulento, e até mesmo fundo de renda fixa obtém retorno melhor. É recomendado principalmente a quem tem baixa renda ou não pode correr o risco de perder o dinheiro.

PREVIDÊNCIA PRIVADA => Geralmente é indicada ao investidor que pretende guardar dinheiro para ter uma aposentadoria mais tranquila --já que sua tributação é mais alta conforme o tempo de investimento.

IMÓVEIS=> Procurado normalmente por quem quer segurança, pois é um ativo real (não suscetível à variação de humor do mercado). A rentabilidade pode vir tanto pela valorização do bem (localização que se torna mais privilegiada ao longo do tempo, por exemplo) ou através de arrendamento (aluguel). O risco fica na possibilidade de depreciação do imóvel (incêndio, enchentes, desgaste do tempo) e na sua baixa liquidez.

Dentro desta linha ainda aparecem vários fundos imobiliários --onde o investidor aplica um recurso para outra pessoa, normalmente construtoras ou incorporadoras, administrar.

DÓLAR E OUTRAS MOEDAS=> Comprar moedas estrangeiras --em especial o dólar, por ser a moeda mais "líquida"-- sempre foi uma maneira eficaz de se proteger contra a desvalorização da moeda local, uma vez que a cotação da moeda estrangeira se eleva nesses casos. Mas essa lógica pode ser invertida se a própria moeda comprada estiver desvalorizada.

O uso do dólar como investimento é comum a empresas e pessoas com grandes dívidas realizadas nesta moeda. Assim, se o dólar sobe, o custo maior da dívida devido à variação é compensado pelos ganhos do investimento, e vice-versa.

Além de comprar da moeda em si através de casas de câmbio ou instituições financeiras, o investidor ainda pode apostar em fundos cambiais operados por corretoras --mas trata-se de uma opção mais arriscada.

Descrição do investimento pretendido

Empresa de transporte e Carga

Atividade: Transporte Rodoviário de Carga, exceto produto perigoso e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.

Código e descrição da natureza jurídica: Empresário individual.

Constitui objeto do contrato a prestação de serviços de transporte de cargas pela subcontratada, na forma da lei nº 11.442/2007, com ou sem exclusividade, sem subordinação ou dependência, para qualquer localidade do território nacional, via terrestre, sob sua responsabilidade, através de veículo próprio ou arrendado, bem como fazer serviços de coleta e entrega de carga em regiões previamente determinadas.

Compete á subcontratada proceder ao transporte de carga, devendo apanha-la no local indicado pela subcontratante e entrega-la no destino.

O presente contrato é celebrado por prazo indeterminado, podendo ser rescindido, por qualquer das partes, mediante prévia notificação correspondente a 10 dias e sem ônus para a parte denunciante, salvo eventuais acertos remanescentes.

Constituem obrigações da subcontratante:

1- Pagar á subcontratada remuneração pelos serviços de transporte prestados, segundo o preço ajustado;

2- Prover a documentação fiscal adequada atinente á carga, para resguardar as partes dos efeitos decorrentes da responsabilidade tributária.

3- Cumprir a legislação relativamente ás retenções de tributos e contribuições.

Constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com