TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing no setor público

Por:   •  2/6/2016  •  Artigo  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

 Haja vista que nas últimas décadas, especula-se que algumas áreas do Setor Público Brasileiro enfrentaram grandes dificuldades relacionadas ao orçamento para seu próprio custeio, provavelmente em virtude do extenso período inflacionário vivido pelo país nas décadas de 80 e 90, ou por ingerências administrativas constantes, ou por corrupção, ou por despreparo técnico de dirigentes e servidores, ou ainda por uma série de outros fatores e até mesmo pela junção de vários fatores, gerando insatisfação nos que necessitam e têm direito a obter prestação de serviços públicos de qualidade. Assim, sendo necessário estratégias para um melhor funcionamento e atendimento de órgãos públicos.  Dado isso, os conceito de marketing são citados como possíveis possibilidades satisfatória.

Portanto, marketing são as estratégias do setor privado aplicado no setor público, visando estreitar e incrementar o relacionamento com os cidadãos. Ele é um planejamento dentro deste setor que está sempre focado na população. Considerando, que todas as organizações, públicas ou privadas, podem utilizar o marketing. A orientação política de marketing está voltada para o desenvolvimento, facilitação e execução de trocas. As decisões de marketing representam uma dimensão fundamental em uma organização com orientação política. Entretanto, essas organizações praticam marketing em diferentes estilos e estratégias, com diferentes graus de exatidão e em variados níveis de consistência. No Brasil, esse entendimento é relativamente recente, considerando o desenvolvimento e a prática de marketing em organizações não comerciais, particularmente as governamentais.

Contudo, tendo em vista os problemas percebidos no setor público durante as últimas décadas e eventuais dificuldades que qualquer instituição pública possa enfrentar no sentido de alinhar seus objetivos e resultados com visão e missão institucionais, considerando também diretrizes abordadas por obras do gênero, a presente pesquisa tem como objeto de estudo o Marketing no Setor Público, notada. Surgindo assim a problematização “É possível, no setor público, o aproveitamento de oportunidades em marketing para trazer benefícios e melhorias?”

Nessa perspectiva, o trabalho se justifica na concepção acadêmica é uma oportunidade de confrontar as práticas mercadológicas de uma organização pública com o arcabouço teórico desenvolvimento, o que produz benefícios pra ambos.  Portanto o objetivo do presente trabalho é através de revisão bibliográfica ressaltar a importância da adoção dos conceitos de marketing no setor público.

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 CONCEITO DE MARKETING

Marketing Público é uma área ainda pouco explorada dentro do nosso país, que poderia ser utilizado com mais frequência em diversos setores para benefícios da população. Debarba (2008, p. 1) vai além, comentando que “infelizmente, o próprio conceito de marketing tem sido errônea e insuficientemente interpretado e utilizado por uma gama de organizações públicas e privadas. O marketing, no conceito popular, tem muitas vezes sido compreendido e praticado como instrumento de superficialidade, engano e trapaça”. Muitas vezes o Markenting não é aplicado da maneira correta, ou então, em sua totalidade. Muitos o confundem com propaganda, o que não deixa de ser, porém há diversas ferramentas que podem ser exploradas.

 Haja vista que, o termo marketing surgiu a partir de uma expressão anglosaxônica, derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. Em meados de 1950, nasceram nos EUA algumas disciplinas voltadas ao estudo do mercado, incorporando-se em uma nova especialidade, a Mercadologia. Portanto o markenting é uma ferramenta teoricamente nova, que surgiu da necessidade de exibir os produtos e serviços vendidos. Após alguns anos, houve estudos do mercado por acadêmicos que resolveram então a utilizar a expressão “Marketing”, mais abrangente por usar a palavra “Market” (Mercado), com o sufixo “ing”, enfatizando as práticas mercadológicas. Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas e processos para criar, comunicar, inovar, realizar a troca de ofertas que satisfaçam os interesses dos consumidores, clientes e toda a sociedade.

 Para Drucker (1998), Marketing está à frente das empresas modernas que tem por objetivo conquistar e fidelizar seus clientes. É também o processo pelo qual a economia está interligada à sociedade para suprir as necessidades humanas.

Assim, o marketing no setor público pode ainda ser divido ou classificado em marketing tradicional, marketing social e marketing político. Pois, segundo Kotler (2010), entende-se por novo Marketing ou Marketing 3.0 a estratégia de ouvir os clientes, satisfazer suas necessidades, criar suas aspirações e, ao mesmo tempo, ajudar o planeta, ou seja, estar à disposição desses cliente colocando ele em primeiro lugar para se obter sucesso no trabalho realizado.  A missão do marketing 3.0 nas empresas é estabelecer um elo com o cliente, trazendo ele pra perto e ainda assim não esquecer da sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos necessitados. Quando uma empresa cria um “caso de amor” com seus clientes, eles passam a fazer a publicidade da mesma.

Portanto, os conceitos de marketing são plenamente aplicáveis às organizações públicas, adaptando-se especialmente o seu foco de atenção, que ao contrário da empresa privada, concentra-se nas necessidades da população. A diferenciação entre um e outro está principalmente nesse foco e as práticas desenvolvidas em organizações privadas são plenamente aplicáveis às públicas, desde que respeitada suas particularidades.

Pode-se, então dizer, com base na afirmativa dos autores acima citados que, o marketing tem como objetivo a satisfação das necessidades, desejos e anseios das pessoas a partir do conhecimento do seu comportamento. Marketing é uma filosofia empresarial e por isso deve ser trabalhado em todos os setores e ações da empresa.

Entende-se, portanto, que no setor público o marketing tradicional busca diminuir a distância entre o que a população-alvo quer e os objetivos almejados pelas organizações, alcançando a satisfação de todos através do desenvolvimento e controle de programas objetivados por ambos.

Dado isso, “Marketing pode ser entendido como a definição e o conhecimento de determinado produto ou serviço e a forma como eles são elaborados e colocados no mercado. Portanto, marketing nada mais é do que o planejamento adequado da relação produto-mercado” (Yanaze, 2011). Assim sendo, a comunicação de marketing deve estar sempre acompanhada às estratégias organizacionais em relação ao mercado, pois sua intenção é promover, posicionar e divulgar produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com