TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING SOCIAL NO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE ORGANIZAÇÕES

Por:   •  28/8/2017  •  Dissertação  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

MARKETING SOCIAL NO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE ORGANIZAÇÕES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES NO ÂMBITO DO ATENDIMENTO A PESSOAS ESPECIAIS

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa apresenta considerações sobre o marketing social no terceiro setor, a partir do prisma de que este tipo de marketing é um tipo de gestão estratégica de processo sociais inovadores por meio da adoção de comportamentos, atitudes e práticas que poderão ser tanto individuais quanto coletivas, desde que orientadas por preceitos éticos, fundados nos direitos humanos e também na equidade social (GONÇALVES, 2011).

Assim, o desenvolvimento desta pesquisa relacionando temas como Terceiro Setor (TS) e Marketing Social se justifica pela necessidade que as organizações têm de conduzir suas atividades de marketing orientadas por uma consciência social, sobretudo, porque surgem novos arranjos sociais dos quais emergem novos modelos de organizações, fazendo com que haja a necessidade de surgir novos modos de comunicação que sejam capazes de promover sua sustentabilidade (KOTLER, 2009).

Nesta perspectiva, esta pesquisa parte da definição de Kotler e Roberto (2010, p. 73) “o marketing social se propõe a descrever o uso sistemático de princípios e técnicas que objetivam a promoção de uma ideia, a qual, geralmente, tem relação com a sociedade e a esta beneficia diretamente”, neste caso específico, em relação à questão da inclusão social.

Por esta razão é que o emprego do marketing social objetiva, basicamente, mudar a opinião do público alvo acerca de determinada questão social, a fim de incentivar mudanças de comportamento que venham a melhorar a qualidade de vida de uma parte específica da população (GONÇALVES, 2011).

Neste sentido, o trabalho se desenvolve de modo a permitir que, partindo do geral para o particular, se possa compreender, primeiro as razões de existência do TS, em seguida, conhecer as tipologias mais contemporâneas que o conceito de marketing adquiriu e que tenham relação direta ou indireta com ambiente social que se vivencia no TS; e, finalmente, entender como uma organização específica pode consolidar sua presença no mercado social com o auxílio do uso das ferramentas de marketing disponíveis, sem perder o seu foco original, seus princípios e seus valores.

Sendo assim, o marketing social ao intervir na sociedade se propõe a estabelecer novos paradigmas sociais. Diferentemente da visão assistencialista largamente difundida quando o assunto é a intervenção social, o marketing social se propõe a desenvolver e a aplicar novas metodologias para lidar com as questões sociais, a fim de otimizar os resultados favoráveis a toda a sociedade.

Constata-se que a estratégia de marketing social, neste caso, deve, necessariamente, englobar a formulação dos objetivos de marketing que beneficiem o segmento social atingido, ou seja, as pessoas com necessidades especiais, além de enfatizar a importância da atuação conforme aos parâmetros éticos.

Assim, o processo de construção deste trabalho visa contribuir papa a ampliação dos horizontes conceituais sobre marketing, abrindo caminhos para o uso mais eficiente de suas ferramentas, em especial no âmbito das organizações do TS, especialmente, quando se incita à reflexão sobre a responsabilidade de todos e de cada um para com o uso adequado do marketing como instrumento de transformação social.

PROBLEMA

Segundo Kotler (2009, p. 64) “marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com