TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAR: COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Keylla Aparecida Fonseca Dross – RA 9910158330

Letícia schroeder Knopka – RA 1586971316

Priscila Helen Beckert – RA 2484685368

Suellen Cristina Miranda – RA 2485695592

NEGOCIAR: COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

PROFESSOR Alexandre Luiz Bernardi Rossi

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Joinville, abril de 2015

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como conteúdo, o esclarecimento sobre o que seria as Técnicas de Negociação e como as mesmas podem nos ajudar em várias situações diárias e também para alcançar objetivos de grande importância.

  1. Resumo

Hoje, as formas de negociar estão sendo cada vez mais estudadas e levadas em consideração quando o objetivo exige a participação de mais de uma pessoa física ou jurídica.

Sem perceber, negociamos milhares de vezes diariamente. E através dessas técnicas, teremos o melhor resultado, o que trará maior realização pessoal e profissional. Estabelecendo o caminho de como chegar ao processo ganha-ganha.

  1. Objetivo geral

Esclarecimento, compreensão e identificação das técnicas de negociação, para a solução do desafio proposto, aplicando como exemplo as formas de negociar, para que haja um bom resultado futuro para ambas as partes.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

        O aluno deverá fazer o levantamento de conteúdos, pertinentes aos objetivos estabelecidos, em livros, periódicos, artigos científicos.

Devem ser incluídas citações diretas e indiretas (o professor deverá explicar como se faz citações de acordo com as normas técnicas).

O professor deve indicar o número mínimo de autores que o aluno deverá citar.

O professor deverá deixar claro para o aluno as implicações do uso do plágio. Deve explicar também como fazer referências corretas de conteúdo extraído da internet.


3 MÉTODO E APRESENTAÇÃO DE DADOS

Negociar representa um processo de comunicação onde à missão é defender seu ponto de vista, visando chegar a um consenso e a um resultado favorável entre as partes envolvidas, a comunicação faz parte de um processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas onde o poder de influenciar contribui para um resultado eficiente de uma negociação ganha-ganha. Um negociador, além de saber aplicar as técnicas de negociar, deve conhecer a parte oposta. Procurar aguçar sua percepção sobre determinadas expressões corporais e faciais, tanto para a indicação de uma negação ou aceitação do objetivo apresentado.

O assunto negociação vem sendo discutido e consolidado nos últimos anos pela sua importância na vida das pessoas e dentro das corporações, saber negociar e identificar uma possível previsão de resultados que favoreça o negociador esta sendo tratado como uma pratica importante e determinante, na maior parte do tempo estamos envolvidos em negociações, no trabalho, nas relações afetivas, nas amizades.

No passado o negociador procurava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo para que no médio e longo prazo todos os envolvidos atinjam os benefícios pretendidos, para uma boa negociação devemos considerar as seguintes questões.

  • Identificar os aspectos comuns para ambas às partes;
  • Perceber os múltiplos interesses que estão envolvidos;
  • Processo direcionado para soluções e não para os problemas;
  • Identificar benefícios para ambas às partes;

O processo de negociação nas organizações envolve vários setores e áreas com interesses comuns, apesar da importância do processo de negociação para as empresas, os indivíduos não usam critérios, não separam as pessoas dos problemas não se concentram nos interesses e objetivos do outro, resultando em um negocio desfavoráveis para a empresa.

Dessa forma com o decorrer dos anos as empresas estão buscando explorar curso de negociação e a compreender o processo de negociação com o intuito de preparar seus colaboradores de forma flexível para os inúmeros imprevistos e situações atípicas advindas do mercado.

De acordo com Serra (2006, p.38): “a negociação pode ser considerada quase como um meio de vida para os gerentes, ocupando a maior parte do seu tempo”. Ocorrem inúmeras situações em que os colaboradores divergem e discordam entre si, utilizando o processo negociativo com o intuito de buscar uma ação conjunta, que tenha o poder de atender melhor ambas as partes envolvidas.

Para se fazer uma boa negociação e preciso ter uma visão sistêmica e um bom planejamento, para que a mensagem seja identificada e bem realizada; saber ouvir e agir de forma objetiva em situações de pressão e conflitos é uma grande possibilidade que o resultado saia da maneira produzida e como o planejado, o negociador precisa ter muita paciência e argumento até a decisão definitiva, uma boa negociação define no sucesso dentro de uma organização e no sucesso pessoal.

Quando se fala de negociação se fala em obter resultados usando o poder de influenciar as ideias e comportamento humano, o objetivo da negociação nas empresas é trazer resultados favoráveis e lucrativos, conforme a concorrência aumenta e se estabelece no meio empresarial a grandes negociações torna-se vital. Uma empresa não tem bom resultados se não vende e compra de maneira satisfatória e confortável para as partes do processo, o individuo precisa adquirir algumas habilidades de negociador para compreender o comportamento das outras pessoas envolvidas de acordo com a perspectiva deles; elaborar os pontos de vantagens de suas propostas na negociação; Controlar a pressão na execução do acordo; Ter domínio de uma estratégia e uma organização; Estar sempre preparado para eventuais falhas e peculiaridades; saber necessariamente os interesses e objetivo da organização; ter um comportamento ético e cooperativo; saber ser receptivo e compreender os argumentos do negociador e acatar o melhor resultado para o sucesso da empresa; ser objetivo nas insatisfações de propostas; analisar benefícios duradouros; saber conquistar as pessoas e tendo todas essas qualidades e pensando racionalmente para o bem da empresa a negociação fluirá naturalmente e conseqüentemente uma negociação ideal, o mais importante é que o negociador pense primeiro em obter um bom resultado para sua empresa, satisfação de uma negociação bem sucedida visando trazer o lucro e como conseqüência o desenvolvimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com