TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações - Estilo de Negociadores

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

Stéphanie Martins Arantes RA: 1640217

Polo

UNIP EAD Sudoeste, Brasília

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

STÉPHANIE MARTINS ARANTES

NEGOCIAÇÕES

ESTILO DE NEGOCIADORES

Brasília

2016

RESUMO

A busca para explicar a eficiência nas negociações levaram aos estudiosos a buscarem as principais características de uma negociação ideal e de sucesso. Um fator que exerce influência direta no melhor resultado esperado é o estilo de negociação. É importante conhecer e saber o momento correto e mais apropriado para a aplicação de cada estilo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 5

2 NEGOCIAÇÃO ....................................................................................................... 6

3 ESTILO CATALISADOR ........................................................................................ 7

4 ESTILO APOIADOR ............................................................................................... 8

5 ESTILO CONTROLADOR ...................................................................................... 9

6 ESTILO ANALÍTICO ............................................................................................. 10

7 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 12

1 INTRODUÇÃO

A facilidade do acesso e rapidez no fluxo das informações e a busca constante pelo sucesso levaram à tentativa de descobrir qual o melhor caminho a ser seguido no processo de negociação.

Diversos autores como Marcondes, Matos, Márcio Mirando, Junqueira e outros, apresentaram seus modelos de ‘estilo de negociação’. Cada um dos autores destacando os fatores que consideram mais importantes no comportamento dos diferentes estilos.

Conhecer e entender esses fatores que podem ser considerados efetivos em uma negociação pode ser um ponto favorável quando o negociador.

5

2 NEGOCIAÇÃO

        Como consequência dos avanços tecnológicos a integração entre as pessoas e empresas ocorre de maneira muito mais rápida. Com esse avanço se amplia também a concorrência por contratos e parcerias. Por isso a postura em um processo de negociação é de extrema importância para a obtenção de um bom resultado.

        Mas afinal, o que é uma negociação? É o processo de alcançar objetivos através de um acordo. Pode ser definido também como um processo social básico, usado para resolver conflitos.

        Para toda negociação, seja nacional ou internacional, conhecer o assunto, definir bem os objetivos e conhecer a outra parte envolvida na negociação são apenas alguns fatores considerados importantes.

Mas sabendo que nos dias atuais a habilidades e competência para negociar são mais válidas e importantes que o conhecimento técnico, vale analisar quatro estilos de negociadores segundo o autor Junqueira: catalisador, apoiador, controlador e analítico.

6

3 ESTILO CATALISADOR

Esse estilo de negociador também pode ser chamado de influenciador, expressivo, indutor e sociável. Seu estilo é orientado para as ideias, são muito criativos, apresentam grandes projetos e valorizam o reconhecimento de suas qualidades.

Uma das características mais marcantes desse negociador é a persuasão. Ele usa suas habilidades sociais para atrair pessoas e conseguir realizar seus objetivos. Mas quando se encontra sob pressão ou não consegue atingir seus objetivos, esse negociador pode falar alto e rápido e agitar-se e explodir.

Porém nas negociações não se tem garantia de nada, pois os resultados não dependem somente de uma das partes. Portanto, esse estilo de negociador é visto como superficial, irreal e difícil de crer, pois costumam prometer coisas que não podem cumprir.

7

4 ESTILO APOIADOR

        Esse estilo de negociador é conhecido por ser cordial, afável e estável. Esse estilo é voltado para os relacionamentos, gosta de trabalhar em grupos, evita conflitos e gosta de estar à frente dos trabalhos.

        Para esse negociador os seres humanos são mais importantes que o trabalho. Ele tende a criar laços de amizades e gosta do apoio de outras pessoas, por isso é visto como uma pessoa amável, compreensiva, prestativa, leal e de confiança. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com