TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções atuariais da contabilidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................... 01

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Etapa 1 ................................................................................. 02

2.1.1. Seguros do Brasil .............................................................. 03

2.1.2. Elementos do Seguro ....................................................... 04

2.2 Etapa 2

2.2.1. Quadro ............................................................................ 05

2.3 Etapa 3 ................................................................................ 06

2.3.1 Previdencia Privada ........................................................ 07

3. CONCLUSÃO ................................................................... 08

4. BIBLIOGRAFIA .............................................................. 09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca mostrar como iniciou o seguro no Brasil, a sua evolução e o que como esta atualmente. É também conhecimentos sobre os seus elementos.

Para que possamos entender o funcionamento do seguro precisamos conhecer os seus principais elementos e o que os envolve. Sendo composto da seguradora e do segurando que fazem um contrato para que o segurado possa estar tranqüilo sobre os riscos que venha a ocorrer independente do bem segurado. Assim o segurado paga um premio a seguradora para que esta assuma esses riscos e caso eles venham a se tornar fatos, sinistro como é chamado a seguradora fará a indenização prevista na apólice.

O seguro pode ter alguns desdobramentos, como o cosseguro, resseguro e a retrocessão sendo considerados conforme a seguradora achar necessário.

A fraude também deve ser considerada, caso o risco ocorra por força do segurado, não sendo infortúnio nem força maior. Premeditada ou não a fraude é crime.

A previdência privada foi explanada de forma direta e clara. Assim poderemos entender como funciona e a forma como os tributos são cobrados. Quais as despesas que incidem sobre uma previdência privada e os benefícios que podemos obter ao optar por esse tipo de previdência, que é uma complementação da previdência social.

NOCÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

ETAPA I

1. Seguros no Brasil

A atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo. Com o advento da Lei n° 556, de 1850 (Código Comercial Brasileiro), houve o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas também com o seguro terrestre e o seguro de vida, este proibido antes por razões religiosas. Por volta de 1862, surgem as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. Ocorre que tais empresas transferiam para suas matrizes os prêmios cobrados, provocando indesejável evasão de divisas. Assim, visando a proteger os interesses econômicos do país, foi promulgada, em 1895, a Lei n° 294, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos.

Esse breve relato é um resumo da forma como surgiu o seguro no Brasil.

Seguro é todo contrato pelo qual uma das partes (segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um premio de seguro.

Desde que surgiu ate os dias atuais, a forma de seguro vem se transformando e se aperfeiçoando cada vez mais.

2. Os elementos de seguro são os seguintes:

Segurador: fica responsável pelo pagamento da indenização em caso de ocorrência do sinistro, é quem assume o risco do pagamento da indenização, se constitui sob forma de sociedade anônima. É ele que suporta os danos sofridos pelo segurado, quando o risco se realiza.

Segurado: é a pessoa pelo qual o segurador assume responsabilidade de determinados riscos. É a pessoa exposta ou cujos bens estão expostos a determinados riscos.

Riscos: o risco é o evento futuro e incerto, previsto na apólice que, quando efetivado, faz surgir à obrigação de indenizar. O risco efetivado é chamado de sinistro. Para que seja possível mensurar esse risco ele deve ser possível, futuro, incerto, concreto, licito e mensurável economicamente.

Premio: é a remuneração que o segurado deve pagar ao segurador, pela garantia que lhe da pela cobertura de certo risco. É compensação recebida para assumir o risco. É a prestação do segurado para com o segurador.

Apólice: é o instrumento de contrato de seguro pelo qual o segurado repassa a seguradora as responsabilidades sobre os riscos estabelecidos na mesma e que possam advir.

Indenização: é a contraprestação do segurador ao segurado que devido à efetivação do risco venha a sofrer prejuízos de natureza econômica.

O objetivo do seguro é garantir, sujeito aos termos e limites previstos, expressa e obrigatoriamente, estabelecido na apólice, o pagamento de indenização ao segurado, por prejuízos que o mesmo possa sofrer em conseqüência direta da realização de riscos previstos e cobertos pelo segurador.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com