TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Controladoria e Finanças
Contabilidade Financeira

Raphael de Proença Silva
RA
1140695693

BALANÇO PATRIMONIAL

1. Balanço patrimonial: definição, significado e composição

        O Balanço Patrimonial (BP) é um demonstrativo estático que discrimina de forma ordenada os saldos de todos os valores integrantes do patrimônio de uma empresa em uma determinada data, significando assim que seja possível conhecer os bens, direitos e obrigações da empresa naquele período, observar a evolução histórica e fornecer informações úteis sobre a entidade aos mais diversos stakeholders. É um importantíssimo documento que relata a saúde financeira da empresa, permitindo interpretações a respeito da gestão financeira e até operacional da entidade. Portanto, o balanço patrimonial não é utilizado somente para fins contábeis, mas também é uma ótima ferramenta gerencial e de análise de desempenho.

        O BP é composto pelas discriminações dos ativos, isso é, os bens e direitos da entidade; o passivo, que são as obrigações com terceiros, as fontes de recursos e patrimônio líquido.

2. Elementos do Balanço Patrimonial: definições

Ativo

Passivo

Bens e Direitos

Obrigações com terceiros

Obrigações com os sócios

        Na estrutura do BP são classificadas as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido por critério de liquidez.

        No item Ativo, onde estão considerados os bens e direitos da entidade, os itens são dispostos em Ativo circulantes, onde são contabilizados os bens e direitos realizáveis no prazo de um exercício fiscal, ou seja, 360 dias. Fazem parte desta descriminação os itens caixa, clientes (recebíveis e outros direitos), estoques e outros valores circulantes. Seguindo a ordem de liquidez vem os Ativos não circulantes, que são os ativos realizáveis após o encerramento do exercício seguinte. Seguindo o princípio da ordem de liquidez temos o Investimento, Imobilizado e Intangível.

        No item Passivo, que são as obrigações da empresa e a descriminação das suas fontes de recurso, estão da mesma forma subdivididos por ordem de liquidez, do maior para menor e por exigibilidade. Há o Passivo Circulante, que são as dívidas vencíveis no decorrer do exercício. Já no Passivo Não Circulante figuram as obrigações a vencer no decorrer do exercício seguinte.  

        Há também o grupamento dos itens do Patrimônio Líquido, em que basicamente registrado as contas que representam “as dividas da empresa para consigo mesma”, como o capital social, e o registro da diferença entre o passivo e ativo, demonstrando o prejuízo ou lucro daquele período.

3. Bibliografia

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DE EMPRESAS, Brasília: Banco do Brasil, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com