TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Patrimonial

Por:   •  7/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

* Lei 6404/76 - lei das sociedades por ações ou lei societária, Art. 178 à 184

ATIVO

Compreende os recursos controlados pela empresa, como resultado de eventos passados, e dos quais se espera benefícios econômicos futuros. é o seu potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para com o fluxo de caixa e equivalentes de caixa da entidade. Esses fluxos de caixa podem vir do uso de ativo ou de sua liquidação. representa todos os bens e direito da empresa ou à sua disposição. Muitos ativos, por exemplo, bens imóveis e imobilizados, têm forma física. Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de um ativo, pois alguns ativos são intangíveis. Assim, por exemplo, um bem imóvel mantido em regime de arrendamento mercantil é um ativo se a empresa controla os benefícios que se espera do bem.

Contas no Ativo é classificada em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, iniciando com:

Ativo circulante: Compreende o dinheiro e direitos a realizar, no decorrer do exercício seguinte ao da data do balanço, estoques e recursos despendidos no pagamento de despesas antecipadas do exercício subsequente.

Disponível: Representa o dinheiro em poder da empresa que possam ser utilizados a qualquer momento que o desejar, sem perda do valor, como conta: caixa e banco c/ movimento.

Direitos realizáveis: Representa os valores a receber por vendas a prazo, aplicações financeiras, adiantamentos concedidos e outros, vencíveis no exercício seguinte.

Estoques: Compreendem os bens e destinados a produção (matéria-prima, material secundário) à prestação de serviços (material diversos) à venda (mercadorias ou produtos) e ao consumo (material de limpeza, expediente, embalagem) ou seja, representam os bens que podem ser utilizados na produção de outros bens ou na sua imediata comercialização.

Despesas antecipadas no exercício seguinte: são pagas antecipadamente, como, seguro, aluguel, irão ocorrer no periodo seguinte do balanço.

Ativo não circulante: Compreendem o cujo prazo de realização ocorra depois do exercício seguinte ao da data do balanço ou quando a empresa manifesta a intenção de permanecer com eles por prazo indeterminado.

Investimento: Tudo que a empresa valoriza, participações e ações que geram rendimentos para a empresa. Obras de arte por exemplo é um bem que a empresa tem e não quer vender e não utiliza.

Imobilizado: São os direitos que tenham por objetivo bens corpóreos (que possuem corpos físicos ex: cadeira, mesa,..) provável de trazer resultados futuros que vai ser mantido por mais de um ano. é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias, serviços,aluguel a outros ou para fins lucrativos destinados a atividade que a companhia exerce. Bens materiais que a empresa não quer vender e utiliza no seu dia-a-dia como máquinas e equipamentos de uso . Esses bens devem estar em uso e devem ser utilizados nas operações da empresa, isto é, são os bens necessários para empresa exercer suas atividades se a empresa adquirir um computador para uso próprio por exemplo para ser utilizado na frente de caixa esse é um bem é do ativo imobilizado, pois é necessário para a manutenção da atividade da empresa, mas se a empresa adquire o mesmo computador com o objetivo de revender este não deve ser classificado como imobilizado.

Depreciação: é o motivo de perda de valor ao passar do tempo, por ter surgido um melhor (desvalorização). A depreciação é o registro da perda de materiais da empresa (desgaste de bens materiais/tangíveis). Os bens materias são depreciavéis. Se a empresa adquirir um bem que já sofreu depreciação total (onde o prazo de vida útil já se esgotou), porém esse bem ainda pode se utilizá-lo, a empresa que o adquirir não poderá utilizar mais a depreciação, visto que foi depreciado totalmente pela empresa que o adquiriu anteriormente.

Intangível: Por exemplo: a capacidade de uma marca alavancar vendas de um novo produto demonstra o uso de um ativo intangível na geração de benefícios. Bens materiais que a empresa não quer vender e utiliza ou é útil nos seus negócios, como, direitos autorais, patentes,softwares,marcas.

Amortização: É o valor à recuperação de um investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com