TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Patrimonial

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ (FAACZ)

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DAVID FROIS

ERICA BARCELOS NUNES

LEANDRO DOS SANTOS GUSTAVO

MARCELO CORREA REGINI

ROBSON GEORGE ROSA SANTOS

BALANÇO PATRIMONIAL

ARACRUZ, ES

2014

DAVID FROIS

ERICA BARCELOS NUNES

LEANDRO DOS SANTOS GUSTAVO

MARCELO CORREA REGINI

ROBSON GEORGE ROSA SANTOS

 

BALANÇO PATRIMONIAL

Trabalho interdisciplinar apresentado às Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Aracruz (FAACZ) como requisito parcial de avaliação.

Orientadores: Mériton Soares da Silva e Milton Araújo Júnior.

ARACRUZ

2014

]1  INTRODUÇÃO 

  O Balanço Patrimonial de uma entidade, qualquer que seja sua natureza, representa muito mais que seus bens, direitos e obrigações. É possível extrair dessa peça contábil informações que vão desde as normas e regras próprias da contabilidade até as tendências de estilos administrativos dos seus executivos e sócios.  

Diversas são as finalidades da análise de balanço, bem como vários são seus usuários. No entanto, todos eles carecem de certeza das informações ali contidas para que seus objetivos se concretizem, sejam eles quais forem e por quanto tempo sejam esperados.

A partir de 2008, com o advento da lei 11.638/07 e a Medida Provisória 449/2008, a contabilidade sofre alterações significativas objetivando adequar à forma de apresentação das informações contábeis de conformidade com o IASB – Comitê Internacional de Normas Contábeis, órgão responsável pela elaboração do padrão contábil internacional.

2  BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período (geralmente o balanço é feito sobre o período de um ano). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

Conforme a intitulações da Lei das Sociedades por Ações, o balanço e composto por três elementos básico:

Ativos - consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

Passivos - Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.

Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim.

Patrimônio Liquido - Este que consiste na diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento (investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades ), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.

3  ESTRURA DO BALANÇO 

Comparativo da apresentação do Balanço Patrimonial entre as leis.

LEI 6404/76

LEI 11638/07

11941/09

1 ATIVO

1.1Circulante

1.2 Realizável a LP

1.3 Permanente

1.3.1Investimento

1.3.2 Imobilizado

1.3.3 Diferido

2 PASSIVO

2.1 Circulante

2.2 Exigível a LP

2.3 Resultados de exercício futuros

2.4 Patrimônio Liquido

2.4.1 Capital Social

2.4.2 reservas de capital

2.4.3 reservas de reavaliação

2.4.4 Reservas de lucros

2.4.5 Lucros/prejuízo acumulados

1 ATIVO

1.1 Circulante

1.2 Realizável a LP

1.3 Permanente

1.3.1 Investimentos

1.3.2 Imobilizado

1.3.3 Intangível

1.3.4 Diferido

2 PASSIVO

2.1 Circulante

2.2 Exigível a LP

2.3 Resultado de exercícios futuros

2.4 Patrimônio Liquido

2.4.1 capital social

2.4.2 Reservas de capital

2.4.3 Ajuste de avaliação patrimonial

2.4.4 Reservas de lucros

2.4.5 Ações em tesourarias

2.4.6 Prejuízos acumulados

 

1 ATIVO  

1.1 Circulante

1.2 Não Circulante

1.2.1Realizável em LP

1.2.2 Investimento

1.2.3 Imobilizado

1.2.4 Intangível

2 PASSIVO

2.1 Circulante

2.2 Não circulante

2.3 Patrimônio Liquido

2.3.1 Capital social

2.3.2 Reservas de capital

2.3.3 Ajuste de avaliação patrimonial

2.3.4 Reservas de lucros

2.3.4 Ações em tesourarias

2.3.5 Prejuízos acumulados

A lei 11.638/07 trouxe alterações importantes na estrutura do balanço patrimonial. A divisão do ativo em dois grupos de contas, o circulante e o não circulante, que facilita o processo de análise da posição financeira da empresa, visto que a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante nos faz conhecer o capital circulante líquido e a capacidade que a entidade possui de quitar suas obrigações em curto prazo. O critério de classificação da conta como circulante ou não circulante era baseado em seu prazo de realização, ou seja, eram classificados os ativos e passivos realizáveis no curso do exercício ou no ciclo operacional quando este for maior. Com a alteração proposta pela Lei 11.638/07 sua segregação terá o limite ao período de doze meses, desconsiderando sua classificação em função do ciclo operacional. Outra alteração significativa é a inclusão no grupo do Ativo não circulante, dos Ativos Intangíveis, onde serão classificados os bens imateriais destinados à manutenção das atividades das empresas como, por exemplo, marcas e patentes, direitos autorais, direitos de concessão, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com