TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil no Cenário Contábil Mundial

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

ISABELLA APARECIDA RIBEIRO MACHADO

1174346

PORTIFÓLIO – 4ª SEMANA – 2º CICLO DE APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA - CONTABILIDADE– O BRASIL NO CENÁRIO CONTÁBIL MUNDIAL

[pic 3]

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

2015

A Contabilidade estuda o patrimônio das entidades e suas variações. Ela é de suma importância para qualquer empresa, setor ou entidade. O mundo está em constante crescimento e isso também gera mudanças. As empresas estão se expandindo e isso as leva a fazer negócios no mercado mundial. A Contabilidade então teve que se adaptar a esse novo mundo. O Brasil também cresceu nos últimos anos e ele acabou inserindo-se na realidade contábil do mundo.

Cada país tem uma realidade diferente e por isso cada um apresenta um padrão de Contabilidade que acaba diferindo, em alguns pontos, de país para país. A Contabilidade brasileira recebeu influência das leis estrangeiras, mas não é de todo igual, visto que o Brasil apresenta uma realidade muito diferente de outros países.

O Brasil como um país exportador de matérias primas e produtos típicos ganhou grande notoriedade internacional o que fez com que o mercado brasileiro se inserisse ainda mais no mercado internacional o que por sua vez fez com que a contabilidade brasileira fosse inserida no cenário contábil mundial.

Um aspecto que foi muito relevante na inserção do Brasil no mercado mundial foi quando o Conselho Federal de Contabilidade e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis assinaram um acordo de normas contábeis. Esse comitê é responsável pelo IFRS, que são as normas internacionais de contabilidade.

Segundo Juarez Domingues Carneiro (2010):  

Antes do Brasil apenas Estados Unidos e China haviam assinado esse tipo de documento. (CARNEIRO, 2010).

Com isso o Brasil ganhou notoriedade e pode se envolver na produção das leis internacionais. Com esse acordo se tornou mais fácil entender o padrão das normas de outros países, mesmo que eles ainda apresentem algumas diferenças entre si. Desde então muitos países já estão utilizando esse método. Em tempos de globalização é muito importante que possa ser feita uma comunicação entre os países de uma forma mais fácil.

Com a globalização e a entrada do Brasil no cenário contábil mundial, é importante que os profissionais estejam preparados. Eles devem buscar aprender as novas diretrizes e acompanhar as mudanças e fazer com que a Contabilidade no Brasil se destaque de um modo satisfatório.

Referências:

CARNEIRO, Juarez Domingues. O Brasil e a Contabilidade Internacional. Disponível em: http://crc-pr.jusbrasil.com.br/noticias/2145338/o-brasil-e-a-contabilidade-internacional Acesso em: 20 de Agosto de 2015.

Padrão Contábil Internacional. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/padraointernacional.htm Acesso em: 20 de Agosto de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com