TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4.     REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

                          Pretende-se com este capitulo apresentar e relacionar os principais objetivos de política econômica e seus instrumentos. Inicialmente, destaca-se a importância do estudo da macroeconomia na sociedade. Seu amplo impacto nas relações sociais e econômicas justifica seu estudo. Crescimento econômico, estabilidade do nível de preços e igualdade de renda são objetivos almejados por qualquer país que avança rumo ao desenvolvimento sustentável. Entretanto, os governos utilizam-se de políticas econômicas para alcançar e/ou manter esses objetivos. Os três grandes instrumentos de política macroeconômica podem ser na esfera Monetária, fiscal ou cambial. A política Monetária refere se ao controle da oferta Monetária, a política fiscal, a preparação e execução do orçamento público e a política cambial ao controle e influência na definição da taxa de câmbio (valor da moeda local). Este trabalho propõe a criação de um roteiro de análise do contexto empresarial quanto à viabilidade da organização em utilizar-se de sistema  controladoria  para extração das informações de indicadores, tornando-o como  ferramenta de análise á estratégica. No entanto, consultas e relatórios, padrões do sistema, nem sempre atendem as necessidades das organizações. Frente a isso, empresas adotam ferramentas estratégicas de gestão e informatização. 3


  1. DESENVOLVIMENTO

                         Para obter sucesso é indispensável para uma empresa ter um bom planejamento, pois por meio dele a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras, diminuindo assim a chance dos fatores externos abalarem as “estruturas” da organização. O gestor deve utilizar o planejamento estratégico para evitar ou minimizar os efeitos negativos dos fatores externos, é por isso que se deve analisar bem o ambiente externo e o interno. 4

                                                   “Os fatores externos têm uma característica dinâmica e foge do controle direto da empresa. Com a crescente abertura dos mercados e a globalização, o ambiente externo está ganhando proporções cada vez maiores.                                                        Ambiente interno São todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.”

                        A importância da análise dos ambientes tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.

                        As funções administrativas vêm auxiliando as grandes e pequenas empresas nas praticas funcionais, que vem envolvendo vários aspectos quantitativos e qualitativos da realidade. Possibilitando aos administradores e seus colaboradores, a precisão na definição das variáveis. Com as constantes alterações o homem foi emergindo à medida que as necessidades foram aparecendo, a sua capacidade de respostas aumentou incomparavelmente. Sendo uma falta imprescindível, para o sucesso.

                        A pressão do ambiente externo (concorrência, competitividade e qualidade dos produtos) sobre as organizações tem forçado os empreendedores que querem se manter no mercado a condição imprescindível de “PLANEJAR”, que consiste em determinar antecipadamente o que deve ser feito para que se consigam os objetivos pretendidos, e como fazê-lo, ou seja, mensurando dados externos contrapondo com os dados internos (ex. Investimento, Mão de obra qualificada, custos etc...), permitindo assim a existência de um marco rumo à escolha da “Organização”, a curto, médio e longo prazo. Provisionando os meios e formas para que esses objetivos tenham maior probabilidade de serem alcançados e simultaneamente a eliminação de pontos fracos e antecipação de ameaças internas e/ou externas, possibilitando o desenvolvimento sustável da organização através de estratégias para o melhor aproveitamento das oportunidades. A capacidade de manter uma empresa viva no mercado ou adquirir uma, obedecendo às regras impostas pelos órgãos competentes.

 

                        O controle de dados, a geração das informações e o domínio das técnicas, favorecem o gerenciamento organizacional permitindo um melhor acompanhamento das operações e de seus resultados em todos os níveis do mercado. A confiabilidade das informações obtidas através dos registros contábeis, a eficiência na gestão administrativa e adesão das políticas existentes da organização, são outros fatores importantes para a implantação do controle contábil. Destaca-se como fator importante na detecção de erros graves capazes de afetar os negócios da empresa, com esse intuito a utilização de normas é primordial dentro de um contexto repleto de irregularidades e erros caracterizados como desastrosos para a empresa futuramente, podendo desarticular uma gestão considerada eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (194.6 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com