TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEÚDO DO PROJETO

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

CONTEÚDO DO PROJETO

1. INTRODUÇÃO

O autor pode apresentar um parágrafo introdutório, explicando quais os principais pontos a serem apresentados na introdução.

  1. Contextualização

A introdução deve atender aos seguintes propósitos: contextualizar a pesquisa apresentada no texto; apresentar ao leitor os conceitos e paradigmas abordados no trabalho, despertar o interesse do leitor pelo seu estudo e apresentar os objetivos do estudo. O leitor de seu texto pode não estar suficientemente familiarizado com o assunto do seu trabalho. Por isso, é necessário fornecer subsídios suficientes para que ele entenda o seus resultados e suas discussões. Para isso, deve-se contextualizar o trabalho, situando-o perante os conhecimentos existentes acerca do assunto abordado. A introdução deve, invariavelmente, fazer referência a outros textos científicos (além de trabalhos seminais, incluir trabalhos recentes realizados na última década).

  1. Problema de Pesquisa

Após a apresentação dos conceitos e definições iniciais, cria-se um cenário onde é possível despertar o interesse do leitor sobre o tema, relacionar as variáveis e, assim, posteriormente, enunciar a problemática de pesquisa.

Deve ser formulada uma questão de pesquisa em forma interrogativa. Em geral, uma pesquisa acadêmica busca relacionar variáveis. Questões dicotômicas do tipo: “existe relação?”, “é possível?”, devem ser evitadas. Isso porque sempre existe algum tipo de relação e o interessante é que seja captado o nível dessa relação. Uma questão de pesquisa onde a resposta é apenas um “SIM” ou “NÃO” é uma questão muito simples para uma pesquisa científica.

  1. Objetivos

O objetivo geral deve ser destrinchado em objetivos específicos.

  1. Justificativa

A Justificativa do trabalho é uma das principais partes da introdução e, muitas vezes, ela é subvalorizada. Por que o seu trabalho deve ser estudado? Qual é a contribuição que visa fornecer? Se sua pesquisa já foi extensamente pesquisada na literatura internacional, qual a diferença de sua pesquisa para as demais? Existe um consenso nos resultados encontrados?

Uma maneira interessante de se estruturar a justificativa é explicitando qual a importância para cada um dos grupos afetados pela sua pesquisa. Ela auxilia os usuários da informação? A área acadêmica?  Os órgãos reguladores? A sociedade em geral?

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

É interessante que seja apresentado previamente um resumo interligando os tópicos do referencial teórico. Mesmo que a estrutura do trabalho tenha sido apresentada na introdução, o autor pode apresentar um parágrafo introdutório explicando quais os tópicos que serão tratados no referencial, para que eles não pareçam “jogados”.

2.1 Teoria

Deve-se apresentar uma teoria que embase o trabalho (principalmente dado o caráter da nossa disciplina). Por exemplo, se o trabalho for sobre preços e retornos das ações, provavelmente a Teoria de Eficiência de Mercados pode ser discutida. Caso não haja uma teoria base, o tópico passa a se chamar “Revisão de Literatura” ao invés de “Referencial Teórico”.

  1. Revisão de Literatura

A revisão deve conter trabalhos científicos recentes. O leitor está interessado em compreender como a realidade se comporta atualmente e entender as especificidades dos seus achados em comparação com os resultados de outras amostras e outros períodos. Assim, é possível discutir quais fatores podem ter levado a resultados discrepantes.

A não ser que exista uma justificativa para tal, as pesquisas relacionadas devem ser organizadas em ordem cronológica e a inter-relação entre elas deve ser apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com