TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Controladoria, Controller e Processo de Gestão

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

JAQUELINE CRISTINA SANDRI

R.A 8059557

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PORTFÓLIO CICLO 2: Conceito de Controladoria, Controller  e Processo de Gestão.

Avaliação desenvolvida na disciplina Controladoria sob a orientação do profº. Mateus Colabone Neto, para obtenção de nota parcial.

BATATAIS

2022

Atualmente no mercado há constantes mudanças com isso as empresas precisam se adaptar a essas mudanças. O gestor precisa trabalhar em cima dessas adaptações a fim de manter o valor agregado a seus acionistas, clientes e colaboradores, fazendo com que a inovação é mais adequada do que a produção em massa para a organização.

Diante de todas essas mudanças, fica difícil para o gestor manter uma eficiência dentro da empresa, por outro lado quando a empresa tem uma gestão mais adequada e estruturada fica mais fácil manter essa eficácia empresarial.

A controladoria tem um papel muito importante dentro de uma organização, onde o gestor faz um processo que irá constar as seguintes etapas: planejamento, organização, direção e execução. Dentro do processo de planejamento ele irá se estruturar nas fases de planejamento estratégico e planejamento operacional, onde irá tomar as melhores decisões onde não prejudicará o futuro da empresa.

Dentro da controladoria há um conjunto de objetivos que, ao serem desempenhados, viabilizam o processo de gestão. Na concepção desses autores, cabe à controladoria:

a) subsidiar o processo de gestão - essa função envolve ajudar a adequação do processo de gestão à realidade da empresa ante seu meio ambiente. Estará sendo materializada tanto no suporte à estruturação do processo de gestão como pelo efetivo apoio às fases do processo de gestão, por meio de um sistema de informação que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisão. A controladoria estará suprindo os gestores com instrumentos gerenciais que forneçam informações sobre desempenhos e resultados econômicos.

 b) apoiar a avaliação de desempenho - seja dos gestores ou das áreas de responsabilidade, a avaliação de desempenho deve ser feita individualmente por todos os gestores e seus respectivos superiores hierárquicos;

c) apoiar a avaliação de resultado - elaborando a análise de resultado econômico dos produtos e serviços; monitorando e orientando o processo de estabelecimento de padrões; avaliando o resultado de seus serviços;

 d) gerir os sistemas de informações - definindo a base de dados que permita a organização da informação necessária à gestão; elaborando modelos de decisão para os diversos eventos econômicos, considerando as características físico-operacionais próprias das áreas, para os gestores; e padronizando e harmonizando o conjunto de informações econômicas;

e) atender os agentes do mercado - A empresa como sistema aberto, interage com seu meio ambiente, trocando os mais diferentes tipos de recursos. Assim, cabe à controladoria analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e atender os diversos agentes do mercado seja como representante legal formalmente estabelecido, ou apoiando o gestor responsável.

Os impactos causados pelo desprezo da controladoria dentro da empresa a falta de organização na produção, falta de controle de como está sendo o processo de execução dos setores, pra onde está indo o dinheiro investido, quais os custos desnecessários que poderiam ser evitados, com isso os acionistas não iriam sentir segurança em investir na mesma e iram optar por outra empresa, com isso uma controladoria bem executada só traz benefícios para a empresa, agregando valores e respeitando a cultura, crenças e valores da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com