TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consultor Financeiro

Por:   •  25/5/2015  •  Seminário  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

Consultor Financeiro

O que é?

Um Consultor Financeiro, fazendo uma comparação bastante simples, é como um  “médico”  de finanças.  É um profissional qualificado, para ajudá-lo a analisar a situação de suas finanças pessoais e trabalhar com você para preparar um programa destinado a auxiliá-lo a alcançar  seus objetivos e metas financeiras.

Como surgiu

Ainda assim, a raiz da consultoria moderna como a conheceu hoje, surgiram entre a metade do século XIX e o início do XX, quando a Revolução Industrial criou uma necessidade de especialistas para assessorar empresas em questões de produção, recursos humanos e gestão. Desde então, muitos eventos importantes, como os avanços na tecnologia e a criação de leis regulamentando as indústrias, acabaram moldando a evolução do mercado de consultorias até que ele se tornasse o campo high tech e multifacetado que é hoje.

O Pai da Consultoria

Muitos consideram Marvin Bower como o pai do mercado profissional de consultoria. Ele foi uma das principais influências na McKinsey & Company (uma das três maiores consultorias estratégicas do mundo), desde sua contratação, em 1933, até sua aposentadoria, em 1995, e seu falecimento em 2003, aos 99 anos. Suas decisões inspiraram outras empresas de consultoria a expandir suas ofertas de serviços (desde estratégias para melhorar a contabilidade e eficiência produtiva até conselhos sobre estrutura, gestão, marketing e distribuição), desenvolvendo também a reputação de profissionalismo que permanece até hoje. Bower criou uma variedade de regras e práticas para incentivar essa profissionalização. Foi ele que começou a exigir, por exemplo, que seus consultores aderissem a um dress code formal – uma prática ainda bastante enraizada entre os consultores.

Como se tornar um Consultor Financeiro

  1. Decida se o trabalho como consultor financeiro funciona para você. A carreira como consultor financeiro pode ser gratificante, mas exige habilidades específicas e dedicação. Avalie o quão interessado em finanças e investimento você é de fato, assim como sua aptidão para matemática e para aprender novas tecnologias. Alguns consultores financeiros começam como trainee/estagiários não remunerados; será que você está disposto a começar por baixo e avançar aos poucos? Além disso, tenha em mente que consultoria financeira é um trabalho que envolve vendas e que você frequentemente terá que conquistar novos clientes e convencê-los a investir o seu dinheiro. Se você não lida bem com rejeição, talvez você queira
  2. Faça um curso de graduação. A maioria dos consultores financeiros tem nível superior – aliás, se você quiser ter uma certificação profissional na área (ANBID, CFA, CPA, etc), isto é um pré-requisito. A área do seu curso de graduação realmente não importa tanto quanto sua capacidade de seguir um plano pré-estabelecido e de cumprir prazos. Por outro lado, cursos como administração, contabilidade, economia, matemática e informática causam uma boa impressão no currículo de um consultor financeiro.considerar um outra carreira.
  3. Adquira experiência. Procure um estágio que possa te dar uma idéia de como é no dia-a-dia o trabalho de um consultor financeiro. Outra opção é conseguir um trabalho como trainee em um banco ou corretora. Reúna a maior quantidade de informação possível sobre o que o trabalho de um consultor financeiro envolve e quais os rumos que tal carreira pode tomar.
  4. Procure cursos de capacitação. Algumas grandes empresas de investimento oferecem cursos completos para consultores financeiros que, além de preparar o profissional para os exames de certificação, possibilitam o acúmulo de experiência prática na área. Tais cursos são extremamente competitivos e puxados mas valem a pena caso você consiga ser aceito por um deles. Lembre-se, o objetivo destes cursos é ensinar ao profissional regras e regulamentos da área; saber dar valor necessário ao trabalho virá somente de você. Para que você possa dar o primeiro passo é necessário demonstrar seu entusiasmo em se tornar um consulto financeiro de primeira linha.

Uma opção é começar com uma pequena empresa na área. Ao invés de tentar entrar numa grande empresa de investimento, tente começar com a sua própria. Você pode não passar pelo mesmo treinamento estruturado, mas terá a oportunidade de trabalhar diretamente com clientes e expandir seu conhecimento ao ter que realizar diversas tarefas para clientes diferentes.

Consiga um trabalho de consultor financeiro em um banco. O trabalho num banco oferece a oportunidade de se trabalhar com os mais diversos clientes, além de oferecer salários e benefícios mais atraentes do que como um consultor financeiro independente. Bancos frequentemente patrocinam e dão apoio quando seus funcionários estão se preparando para os exames de certificação.

  1. Obtenha certificações e licenças profissionais. Ter uma licença ou certificação profissional mostra aos seus clientes e ao seu empregador que você se importa o suficiente com a sua carreira para obter certificações suplementares. Além disso, ter uma licença profissional exige que você siga um código de ética específico e pressupõe uma supervisão imparcial do seu trabalho. A licença/certificação que você deve obter depende de como você planeja construir sua carreira de consultor financeiro. No Brasil existem diversos tipos de certificações, sendo que algumas são obrigatórias:
  • CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento) – esta certificação é considerada obrigatória pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e divide-se em três tipos: analistas fundamentalistas (CNPI), analistas técnicos (CNPI-T) e analistas plenos. Este exame é oferecido pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).
  • CPAs (Certificado Profissional Anbima) – Os CPAs são de dois tipos: CPA-10 e CPA-20 e todo funcionário de banco que trabalha diretemante com clientes deve possuí-lo. O CPA-10 destina-se a funcionários que atuam diretamente com clientes e vendem produtos de investimento para o investidor considerado comum. Já o CPA-20 é obrigatório para aqueles que lidam com investidores considerados qualificados. Os CPAs são oferecidos pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
  • Certificação para Agentes Autônomos- Oferecido pela Ancor (Associação Nacional das Corretoras de Valores) é considerado obrigatório pela CVM para qualquer profissional que deseja obter registro nesta instituição e que atue com a distribuição, compra e venda de valores mobiliários (ações, debêntures, etc).
  • Certificações suplementares – As certificações abaixo não são obrigatórias, mas poderão fazer a diferença no currículo de um consultor financeiro e, inclusive, algumas são reconhecidas no mercado internacional:
  • CFA (Chartered Financial Analyst) – equivalente a uma pós-graduação na área financeira, é um certificado que poucos profissionais possuem e é reconhecido internacionalmente.
  • CIIA (Certified International Investment Analyst) – também é um certificado internacional voltado para atuação no mercado financeiro e de capitais. No Brasil este exame é oferecido pelo Apimec.
  • CFP (Certified Financial Planner) – Voltado para profissionais que querem atuar na área private de instituições financeiras.
  • CEI (Certificação para Especialistas de Investimentos) – Voltado para profissionais que querem atuar com investidores considerados comuns, mas com alta renda.
  • CGA (Certificação de Gestores Anbid) – Voltado para o profissional que realiza gestão remunerada de recursos de terceiros.
  • Não deixe suas licenças e certificações de lado . Alguns certificados exigem que exames sejam refeitos após um perído específico ou exigem o pagamento de taxas anuais.

  1. Esteja preparado para dar duro. Embora as recompensas de ser um consultor financeiro possam ser valiosas, as horas de dedicação também podem ser longas. Principalmente quando você estiver começando a sua carreira, esteja preparado para trabalhar muitas horas. Construa sua carreira ou negócio mostrando aos seus clientes ou ao seu chefe que você está disposto a trabalhar um pouco mais para atingir bons resultados.

Tipos de Consultoria

  1. Consultoria Financeira Pessoal: É uma consultoria financeira personalizada. Seu objetivo é revelar a você uma maneira mais racional de acumular bens e valores, a longo prazo, levando em consideração sua personalidade e tudo aquilo que você deseja conquistar na vida. A proposta é uma mudança radical na relação com suas finanças: um planejamento que possibilite levá-lo à independência financeira para que, no futuro, tenha a tranquilidade e a garantia de ter o seu dinheiro trabalhando para você.

Etapas da Consultoria Financeira Pessoal 

  • Controle do orçamento

Saiba exatamente quanto você ganha, o quanto você gasta e onde gasta. Através desta análise você saberá em quê está gastando o seu dinheiro e poderá eliminar os itens sem importância para que sobre mais dinheiro no final do mês para gastar com o que é realmente importante na sua percepção.

  • Gastos prudentes

Os apelos para o consumo em nossa sociedade são bastante freqüentes. É necessário resistir a eles para ser mais eficiente nos gastos e no controle do dinheiro. Aprenda a diferenciar o que é essencial do que é supérfluo, se você pode ou não fazer aquela compra naquele momento e a melhor forma de fazê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com