TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 4][pic 3]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A CONTABILIDADE E SEU OBJETO DE ESTUDO        

2.1 PATRIMÔNIO        

2.2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS        5

2.2.1 Planejar        5

2.2.2 Organizar        6

2.2.3 Direção        6

2.2.4 Controle        7

2.3 ORIGEM DOS RECURSOS FINACEIROS NAS EMPRESAS        7

2.4 ANÁLISE DE MERCADO        87

2.4.1 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado        9

2.4.2 Estruturas de Mercado        9

2.5 CONTABILIDADE SOCIAL        11

3 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios enfrentados por empresários sejam eles de pequenas, médias ou grandes empresas, independentemente dos seus ramos de atuação, no atual mundo globalizado e de grandes avanços tecnológicos é a eficiência e a eficácia na gestão empresarial, já que no Brasil se tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que sem uma boa administração as organizações não conseguem sobreviver.

Diante dessas premissas, o gestor necessita utilizar de mecanismos que possam ajudá-lo na administração gerencial para conseguir alcançar os resultados e objetivos da empresa. A contabilidade atua como uma excelente ferramenta para dar suporte ao administrador, fornecendo as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisões. Por esta razão, trataremos sobre a contabilidade e seu objeto de estudo para gestão empresarial, como funciona o processo administrativo, a origem dos recursos financeiros para a constituição da empresa, a importância da análise de mercado e a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

Para realização deste, foram realizadas leituras diretas, além de pesquisas em sites de autores renomados que dão suporte e sustentação aos argumentos a seguir e ainda os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis.


a contabilidade e seu objeto de estudo

A Contabilidade estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro. Tudo isso, servindo aos mais diversos usuários, para que eles possam, por meio de seus atos buscarem a prosperidade da entidade e da sociedade.

Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Esta definição evidencia a contabilidade como sendo uma ciência que tem como foco relacionar e interpretar todos os atos e fatos econômicos que irão implicar em alterações no patrimônio de uma determinada entidade. Corroborando com esse pensamento, se pode afirmar que a contabilidade é, além de uma ciência, uma excelente ferramenta no processo de tomada de decisão na gestão empresarial, pois ela possibilita mecanismos de controle dos bens, direitos e obrigações de uma organização.
 Em outras palavras, podemos definir a Contabilidade de uma entidade como a ciência que estuda e controla o seu patrimônio.

PATRIMôNIO

De acordo com Marion (2009 p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber. Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

        Em síntese, podemos dizer que o patrimônio em uma empresa é tudo o que ela possui.  “É o patrimônio e seu campo de aplicação o das entidades econômico- administrativas assim chamadas aquelas que para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessária a seus fins”. (FRANCO 1997)

        É o conjunto de riquezas de uma entidade (PADOVEZE, 2000) e para que saibamos mensurá-lo precisamos entender o que é o patrimônio:

Os bens é a parte do patrimônio que demanda mais controle,principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. Os direitos para ser transformado em dinheiro dependem de um terceiro, o devedor. As obrigações são oriundas do funcionamento, financiamento e fornecimento, a empresa normalmente assume uma obrigação em troca de um bem ou serviço. (COSTA, 2009, p. 68).

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar uma organização é sem dúvida, uma atividade de bastante complexibilidade. A ênfase nos princípios gerais administração segue basicamente a linha defendida Henry Fayol, engenheiro francês que definiu a atividade gerencial em termos das funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e enunciou princípios para orientar a estruturação organizacional, como a amplitude de comando. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com