TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crédito e Cobrança A Inadimplência

Por:   •  31/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.057 Palavras (21 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 21

Crédito e cobrança

A inadimplência

O índice de inadimplência, ou seja endividamento no Brasil, atingiram em agosto de 2020 o maior patamar em mais de 10 anos, segundo a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em setembro de 2020.

O percentual de famílias endividadas no país subiu para 67,5% em agosto – um recorde histórico desde janeiro de 2010. No comparativo anual, o índice registrou aumento de 2,7 pontos percentuais.

O indicador considera dívidas os compromissos assumidos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

[pic 1]

Fonte: Economia G1

No período de 2020 a 2021, podemos destacar a pandemia do corona vírus como o principal responsável pelo aumento nos índices de inadimplência no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo site de notícias PoderData. A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas em 519 diferentes municípios dos 27 estados brasileiros.

[pic 2]

Fonte: PoderData

[pic 3]

Fonte: PoderData

Dentro de uma organização é notável a importância das vendas de produtos ou serviços, mas diante o aumento da inadimplência, fruto do cenário econômico atual, mais importante do que vender é receber pela venda realizada. Dessa maneira surge à política de crédito e cobrança, afim de manter o equilíbrio financeiro da organização, minimizando os riscos de inadimplência.

Vender a prazo significa conceder crédito a seus clientes. “A empresa entrega mercadorias ou presta serviços e o cliente assume o compromisso de pagar o valor correspondente em uma data futura” (BRAGA, 2008, p.113). Compreende-se que a partir dessa operação é gerada para o cliente uma obrigação de pagar pelo serviço ou produto que recebeu. Entretanto sabemos que para uma empresa, em determinadas situações o recebimento é fruto de muita insistência, negociação e cobrança e neste enquadramento surge a necessidade de melhor avaliação de seus clientes antes da venda, ressaltando que é indispensável ter uma política de crédito ágil capaz de identificar o perfil do cliente mais adequado ou interessante para se formar uma carteira.

Em uma política de crédito deve ser explicitado o padrão de concessão. Esse padrão representa os requisitos mínimos a serem atendidos pelos clientes para a venda a prazo. Padrões mais relaxados geram aumento de vendas e devedores duvidosos, padrões mais rígidos reduzem os problemas de cobrança, mas baixam as vendas e, possivelmente, o lucro operacional (SOUZA e CHAIA, 2000, p.48).

 Portanto, é necessário que existam padrões dentro da organização de políticas de crédito a fim de manter sua saúde financeira minimizando os risco, sem que isso influencie no seu volume de vendas.  

 

Politica de crédito

A Politica de Crédito é um conjunto de normas determinados pela empresa para financiar ou emprestar recursos a seus clientes, que a empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes. O desenvolvimento de uma politica de credito coordenada pela empesa serve para manter o equilíbrio entre as necessidades de vendas, os objetivos de lucro e as necessidades do cliente, bem como sustentar uma carteira a receber de alta qualidade.

A meta é atingir o lucro minimizando o risco, tal qual satisfazer os clientes, ao mesmo tempo manter um portfólio de crédito bem estruturado.

As políticas servem como uma ferramenta que auxilia na construção desse equilíbrio e por meio das regras e normas que definem os padrões ou critérios de desempenho apropriados, por meio deles podemos avaliar os clientes afim de aprovar ou negar a concessão do crédito.

          Por ser um recurso que garante a segurança financeira do negócio, é preciso afirmar que ela esteja bem alinhada com os objetivos da empresa para que seus resultados sejam positivos.

Uma política de crédito bem estruturada é a garantia da diminuição nos índices de inadimplência, o que permite um volume de concessão de credito mais alto e equilibrado, o que influencia diretamente nas vendas. Além disso, gera uma diminuição nos custos operacionais e também uma maior segurança em suas análises, que por sua vez deixam de ser imparciais e subjetivas e passando a ser mais padronizadas e embasadas em informações fundamentadas.

A analise de credito portanto é uma ferramenta da politica de credito, utilizada para avaliar o cliente solicitante de credito, afim de diminuir os riscos dessa operação. Abaixo vemos a ramificação da analise de credito

[pic 4]

 Fonte: Portal do Fomento

As concessões de crédito para as empresas caíram pelo terceiro mês consecutivo, segundo dados do Banco Central. O instituto Iedi fez uma pesquisa com as contas descontando a inflação medida pelo IPCA. Assim, o crédito novo concedido às empresas caiu, em torno de 1,4% em fevereiro, em relação a janeiro. Em janeiro, a queda já havia sido de quase 11%, e outros 4% em dezembro. Segundo avaliação do Iedi, o agravamento da pandemia e a ausência de programas emergenciais de crédito, podem causar maior queda nos financiamentos corporativos.

Segundo a CNC "Deve-se considerar que a proporção de consumidores endividados no país é elevada. Nesse sentido, é importante seguir ampliando o acesso ao crédito com custos mais baixos, como principalmente possibilitar o alongamento de prazos de pagamento das dívidas, para mitigar o risco do crédito no sistema financeiro"

Cobrança

Cobrança é a concretização de recebimentos das vendas. Cobrar é tão importante quanto vender, e por meio da cobrança se encerra efetivamente a etapa da venda ao cliente.

A política de cobrança deve ser realizada junto com a política de crédito. Se há objeções em relação ao recebimento, não existe possibilidade de liberação do crédito.

Na área comercial a principal função é vender, mais se é para vender e não receber melhor não vender, pois pode colocar a empresa em situação econômico-financeira (HOJI, 2004).

Processo de Cobrança São as formas que a empresa dispõe para receber o valor de suas referente a suas vendas. Sendo os mais comuns: cheques, boleto bancário ou duplicatas ou nota promissória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (963 Kb)   docx (619 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com