TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo de Oportunidade

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O custo de oportunidade apresenta destacada relevância, possui uma aplicação especialmente como um instrumento de suporte nas decisões dos gestores das empresas, como também nas decisões pessoais tomadas diariamente. Pode ser aplicado em diferentes fases do processo decisório, como no planejamento e decisões de investimento.

Na contabilidade tradicional, os registros são realizados a valores históricos puros ou a valores históricos corrigidos, não contempla informações sobre os possíveis resultados na aplicação de recursos em utilizações alternativas. A contabilização do custo de oportunidade não se limita apenas à sua importância na apuração do resultado econômico da empresa, a aplicação efetiva do conceito de custo de oportunidade na Contabilidade está, também, voltada a fornecer auxilio para a avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões sobre investimentos, decisões como, por exemplo, comprar ou fabricar, analisar o que é mais vantajoso para a empresa. Nesse trabalho serão apresentados através de autores os diferentes conceitos sobre custo de oportunidade, e como é o tratamento contábil, buscando tornar compreensível tal conceito.


CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade, custo alternativo ou custo implícito que assim pode ser chamado trata-se do valor renunciado ao tomar determinada decisão, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser alcançados a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. Criado em 1914 pelo economista austríaco Friedrich von Wieser, no qual atribuiu um custo às várias oportunidades de uso de recursos. No entanto, Wieser não inventou os custos de oportunidade, apenas formalizou o conceito de que toda decisão envolve uma avaliação dos custos de oportunidade envolvidos, e de que a maioria das pessoas faz essa avaliação ao realizar investimentos ou compra.

Segundo Carvalho (1988, p.158) o Custo de Oportunidade mede o valor das oportunidades perdidas em decorrência da escolha de uma alternativa de produção em lugar de uma outra também possível. Para Troste e Mochon (1999, p. 12) o custo de oportunidade de um bem ou serviço é a quantidade de bem ou serviço a que se deve renunciar para obtê-lo. Martins (1990, p.208) define Custo de Oportunidade como o quanto a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos numa alternativa ao invés de em outra. Desse modo, podemos constatar que o custo de oportunidade surge quando é realizada uma opção por determinada alternativa de ação em detrimento de outras viáveis e mutuamente exclusivas, sendo assim, caracteriza o benefício que foi descartado ao escolher uma determinada alternativa em função de outras. Desta forma, o custo de oportunidade da opção escolhida seria correspondente ao que se deixou de obter com a alternativa recusada. Ou seja, o custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa na qual não foi escolhida. Ao decidir tal escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, escolhe uma e recusa a outra, onde a alternativa escolhida é o próprio custo de oportunidade. o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, em outras palavras a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar, o valor mais alto associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".

Para elucidar o conteúdo exposto, vamos utilizar um exemplo: Determinada fábrica de móveis produz 50 mesas por mês para um mercado que adquiria totalmente esta produção. Perante a uma oportunidade de negócios, a fábrica resolveu iniciar a produção de um novo produto: cadeiras. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá que deixar de produzir 3 mesas para produzir 2 cadeiras. Portanto, o custo de oportunidade é exatamente o valor perdido da venda das 3 mesas que deixaram de ser fabricadas para produzir as 2 cadeiras.

O custo de oportunidade é dividido em: Custo de oportunidade escondido, Custo de oportunidade aberto, Custo de oportunidade ambiental e Custo de oportunidade contábil. Veremos cada um deles a seguir:

Custo de oportunidade escondido - Como o próprio nome já diz o custo está camuflado. Ou seja, com ele não é possível saber exatamente o que será perdido em uma tomada de decisão, ele não consegue ser mensurável.

Custo de oportunidade aberto – Ao oposto do anterior, o custo de oportunidade aberto não é baseado no conceito de camuflagem, o seu valor não é embutido automaticamente em uma operação.

Custo de oportunidade ambiental - Nesse custo é baseado o valor máximo que pode ser obtido pelo desfrute de algum recurso natural.

Custo de oportunidade contábil – Representa o custo de oportunidade em relação a quanto uma empresa teve o seu lucro sacrificado por ter investido dinheiro em determinado recurso em detrimento de outro.

Por estar inserido no sistema de informações da empresa o custo de oportunidade é um elemento de fundamental importância em todo processo de gestão, pois, em sentido amplo, está ligado diretamente com o sistema da empresa. No conceito da gestão econômica, a empresa se organiza em áreas de responsabilidade, onde cada gestor procura obter o melhor desempenho para sua área, sendo cobrado e recompensado de acordo com os seus resultados. Não necessariamente o resultado máximo por área de responsabilidade corresponde ao resultado ótimo para a organização como um todo, isto é, não conduz a eficácia empresarial.

CONCEITUAÇÁO CONTÁBIL

O custo de oportunidade, por conter a palavra custo em sua expressão, apresenta natureza diversa dos “custos” normalmente encontrados na área contábil. Uma das dificuldades para a compreensão do conceito reside justamente nessa característica de um custo que não é bem um custo, pois normalmente quando falamos em custo logo lembramos em desembolso. O custo de oportunidade representa uma alternativa abandonada, de modo que o “custo” é diferente do tipo comumente encontrado, no sentido de não ser o custo de desembolso geralmente discutido pelos administradores. Um custo de desembolso implica, mais cedo ou mais tarde, em uma saída de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com